Início » Internacional » Uma pessoa comete suicídio a cada 40 segundos
ALERTA DA OMS

Uma pessoa comete suicídio a cada 40 segundos

Segundo relatório da OMS, cerca de 800 mil pessoas cometem suicídio todos os anos. Do total, 79% dos casos ocorreram em países de baixa e média renda

Uma pessoa comete suicídio a cada 40 segundos
Segundo o relatório da OMS, cerca de 800 mil pessoas cometem suicídio todos os anos (Foto: Max Pixel)

O número de pessoas que cometem suicídio está diminuindo, mas, de acordo com novos dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada 40 segundos uma pessoa no mundo comete suicídio.

No relatório publicado na última segunda-feira, 9, um dia antes do Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio, celebrado na última terça-feira, 10, a OMS apontou que, entre 2010 e 2016, a taxa global de suicídios diminuiu 9,8%. Só a região das Américas registrou um aumento.

“A morte natural ou por doenças é um acontecimento muito triste para a família, amigos e colegas. No entanto, é possível evitar os suicídios. Os países precisam incorporar medidas de prevenção aos suicídios nos programas de saúde pública e educação”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus. .

Segundo o relatório da OMS, cerca de 800 mil pessoas cometem suicídio todos os anos, um número superior às mortes por malária, câncer de mama, guerra e homicídio. Só 38 países têm medidas de prevenção de suicídio em seus programas de saúde pública.

Na África, Europa e Sudeste Asiático, a taxa de suicídio de 10,5 por cada 100 mil pessoas é superior à média global. As estatísticas globais mostram um número maior de suicídios em homens do que em mulheres, com 7,5 mortes por cada 100 mil mulheres e 13,7 por cada 100 mil homens. A situação se inverte em Bangladesh, China, Lesoto, Marrocos e Mianmar.

 De acordo com o relatório da OMS, 79% dos suicídios ocorreram em países de baixa e média renda, porém os países de alta renda per capita tiveram a taxa mais elevada, de 11,5 por cada 100 mil habitantes, com o predomínio de suicídios entre os homens.

O suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, após acidentes de automóveis. Entre adolescentes de 15 a 19 anos, o suicídio é a segunda principal causa de morte entre meninas e a terceira causa de morte em meninos, depois de acidentes de carros e brigas violentas.

O envenenamento com pesticidas, enforcamento e armas de fogo são as formas mais comuns de cometer suicídio. No Sri Lanka, a proibição de venda de pesticidas extremamente tóxicos reduziu em 70% os suicídios entre 1995 e 2015. Na Coreia do Sul, a proibição do uso do herbicida Paraquat diminuiu em 50% os casos de suicídio entre 2011 e 2013.

A OMS recomenda algumas medidas de prevenção de suicídios, como a abordagem cuidadosa de casos na mídia para evitar que as pessoas se sugestionem, a criação de centrais de atendimento psicológico para identificar e ajudar pessoas em crise e a presença de psicólogos nas escolas para acompanhar o desenvolvimento dos jovens.

Leia mais: Dados reforçam necessidade de prevenção ao suicídio

Fontes:
CNN-One person dies every 40 seconds from suicide, WHO says

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *