Início » Internacional » União Europeia aprova medicamento para prevenir enxaqueca
SAÚDE

União Europeia aprova medicamento para prevenir enxaqueca

Considerado o ‘Santo Graal’ contra a enxaqueca, o Erenumab é o primeiro medicamento que tem como alvo específico a proteína tida como responsável pela enxaqueca

União Europeia aprova medicamento para prevenir enxaqueca
Segundo o Sun, cada injeção da droga está custando £ 438 nos EUA (Foto: Pixabay)

Órgãos de saúde da União Europeia aprovaram o primeiro medicamento voltado exclusivamente para prevenir a enxaqueca. Considerado o “Santo Graal” contra a enxaqueca, o Erenumab também é conhecido como Aimovig. Ele é o primeiro medicamento que tem como alvo específico a proteína tida como responsável pela enxaqueca: o peptídeo relacionado ao gene da calcitonina. Em vez de apenas mascarar o desconforto com analgésicos, o Erenumab trabalha na prevenção da enxaqueca, bloqueando o processo de inchaço dos vasos sanguíneos do cérebro, que se entrelaçam com as terminações nervosas causando a dor.

Futuramente, o Aimovig poderá ser fornecido pelo sistema de saúde pública do Reino Unido, dependendo apenas da avaliação de agências inglesas e escocesas. A Novartis, que fabrica o medicamento, informou que a nova droga já deve estar disponível no Reino Unido nas próximas seis semanas, primeiramente para cuidados particulares, segundo informou o jornal The Sun.

Estima-se que cerca de 600 mil pessoas sofram com enxaqueca crônica em todo o Reino Unido. Não há nenhuma cura registrada para enxaquecas, mas uma série de tratamentos está disponível para aliviar as dores.

O medicamento poderá ser ministrado a qualquer pessoa que sofra de, pelo menos, quatro enxaquecas por mês. Segundo o jornal britânico, cada injeção da droga está custando cerca de US$ 574 nos Estados Unidos, onde está disponível desde que foi aprovada, em maio deste ano.

Ao Guardian, a Novartis explicou que o Erenumab é o primeiro tratamento licenciado para prevenir a enxaqueca. De acordo com a fabricante, o remédio pode ser auto-aplicado, com uma dose por mês. Segundo os testes, o medicamento conseguiria reduzir em 50% o número médio de dias que o paciente sofre de enxaqueca por mês.

“Erenumab é o primeiro e único tratamento licenciado projetado especificamente para prevenir a enxaqueca, demonstrando nosso compromisso com o desenvolvimento de terapias inovadoras para pessoas que vivem com algumas das condições mais debilitantes”, afirmou Haseeb Ahmad, diretor administrativo da Novartis no Reino Unido e na Irlanda, ao Guardian.

 

Leia também: Neurologista explica a origem e os tratamentos para a enxaqueca

Fontes:
The Guardian-First drug to prevent chronic migraines approved by EU
The Sun-What is new migraine drug Erenumab, is it available in the UK on the NHS and how does the jab work?

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *