Início » Notícia » Vacina americana contra dengue imuniza 100% dos voluntários em teste
VACINA CONTRA DENGUE

Vacina americana contra dengue imuniza 100% dos voluntários em teste

Vacina foi desenvolvida pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos

Vacina americana contra dengue imuniza 100% dos voluntários em teste
Os cientistas realizaram os testes com a linhagem do vírus da dengue tipo 2 (Foto: Wikimedia)

Uma vacina experimental contra a dengue feita por cientistas americanos teve eficácia máxima nos testes realizados. Todos os 21 voluntários foram imunizados após a aplicação da vacina. Outras 20 pessoas que participaram do estudo, que receberam placebo em vez da vacina, contraíram dengue após serem infectados com o vírus transmissor da doença.

A vacina foi desenvolvida pelo Instituto Nacional de Saúde (NIH, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, que é ligado ao governo americano. Os cientistas realizaram os testes com a linhagem do vírus da dengue tipo 2 para verificar sua eficácia, já que testes anteriores já haviam confirmado a capacidade imunizante contra os tipos 1,3 e 4.

Desse modo, a equipe americana infectou um pequeno grupo de voluntários com o vírus vivo e aplicou a vacina neles. Os resultados do teste com a vacina foram publicados na revista americana “Science Translational Medicine”.

A vacina americana foi licenciada pelo Instituto Butantan e serão feitos testes no Brasil. O Butantan já está fazendo um ensaio clínico com um grupo de 17 mil pessoas, mas ao contrário do teste americano, não pretende infectar intencionalmente os voluntários para relatar a capacidade imunizante da vacina.

A equipe americana informou que pretende monitorar a ação do vírus zika ao infectar as pessoas e quer produzir uma vacina capaz de combater a doença.

Fontes:
O Globo-Vacina contra a dengue em teste imuniza 100% dos voluntários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *