Início » Vida » Ciência » Sonda da Nasa atinge ponto mais próximo de Plutão
Ciência

Sonda da Nasa atinge ponto mais próximo de Plutão

Projeto da agência espacial americana trará mais informações sobre o planeta anão. O lançamento da nave Horizons ocorreu em 2006

Sonda da Nasa atinge ponto mais próximo de Plutão
Imagens registradas pela nave espacial mostram paisagens estranhas em Plutão e Caronte (Foto: Wikipedia)

Na manhã desta terça-feira, 14, a nave espacial New Horizons, da Nasa, atingiu o ponto mais próximo de Plutão, a 12 mil quilômetros da superfície. O lançamento da nave foi feito em 2006 com o objetivo de obter informações precisas sobre o planeta anão.

“A sonda New Horizons atingiu o ponto mais próximo de Plutão depois de uma viagem de 5 bilhões de quilômetros”, anunciou o porta-voz da Nasa.

A nave espacial viajou a uma velocidade de 49,3 mil km/h e atingiu o seu ponto mais próximo de Plutão às 8h49 de terça-feira, 14, no horário de Brasília. Os cientistas americanos aguardam um sinal para saber se a sonda continua inteira, pois ela pode ter colidido com detritos espaciais.

A Nasa publicou novas imagens coloridas do planeta anão. Elas oferecem uma visão mais clara da superfície. Entre as novas descobertas estão o diâmetro exato de Plutão, quantidades de nitrogênio maiores que as esperadas lançadas da atmosfera para o espaço, a confirmação de gelos de nitrogênio e metano nas regiões polares, além de paisagens estranhas e diferentes na superfície de Plutão e em sua lua, Caronte.

Fontes:
NY TImes-NASA’s New Horizons Spacecraft Zips by Pluto
Estadão-Nave espacial New Horizons atinge ponto mais próximo de Plutão

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *