Início » Internacional » A bateria recarrega carros elétricos em 10 minutos
TECNOLOGIA

A bateria recarrega carros elétricos em 10 minutos

Desenvolvida por pesquisadores dos EUA, a nova bateria pode ser um marco na expansão dos carros elétricos, que hoje levam mais de uma hora para recarregar

A bateria recarrega carros elétricos em 10 minutos
Os pesquisadores agora esperam melhorar tempo de recarga para apenas cinco minutos (Foto: Pixabay)

Engenheiros descobriram uma maneira de recarregar carros elétricos em apenas dez minutos, superando um dos maiores obstáculos deste tipo de veículos. Atualmente, os carros elétricos levam mais de uma hora para recarregar totalmente, com o Tesla Model S original levando 75 minutos para atingir uma carga completa.

Pesquisadores da Universidade Estadual da Pensilvânia desenvolveram uma bateria de íons de lítio capaz de adicionar de 200 a 300 milhas (de 321 km a 482 km, aproximadamente) de autonomia a um carro elétrico em 10 minutos.

“Além do carregamento rápido, esse design nos permite limitar o tempo de exposição da bateria à temperatura de carga elevada, gerando uma vida útil muito longa”, disse o autor do estudo, Chao-Yang Wang, engenheiro mecânico da Penn State University.

“A chave é realizar um aquecimento rápido; caso contrário, a bateria permanecerá em temperaturas elevadas por muito tempo, causando severa degradação. A tendência de 10 minutos é para o futuro e é essencial para a adoção de veículos elétricos”, explica Wang.

O processo de carregamento extremamente rápido pode ser realizado sem causar danos significativos à bateria, o que significa que ela pode suportar 2.500 ciclos de carregamento – o equivalente a meio milhão de quilômetros de viagem.

As baterias de íon-lítio típicas durariam apenas cerca de 60 cargas usando o novo método. A descoberta ocorre apenas algumas semanas após os inventores da primeira bateria de íons de lítio receberem o Prêmio Nobel de Química de 2019.

O trabalho conjunto de John Goodenough, Stanley Whittingham e Akira Yoshino levou à produção da primeira bateria comercialmente viável de íons de lítio, em 1985. Elas agora são usadas em tudo, desde telefones celulares a laptops, bem como na indústria de veículos elétricos em rápido crescimento.

Os pesquisadores agora esperam melhorar esse tempo de carregamento para apenas cinco minutos. “Estamos trabalhando para carregar uma bateria de veículo elétrico com muita energia em cinco minutos, sem danificá-la. Isso exigirá eletrólitos e materiais ativos altamente estáveis, além da estrutura de auto-aquecimento que inventamos”, disse Wang.

Leia também: PL quer aumentar pontos públicos para recarga de carros elétricos

Fontes:
Independent-Groundbraking battery to cut electric car charging times from 75 minutos to just 10 minutes

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *