Início » Economia » Internacional » A corrida pela tecnologia 5G
TECNOLOGIA

A corrida pela tecnologia 5G

Universidade britânica e companhias de tecnologia colaboram para oferecer uma internet móvel cem vezes mais rápida do que a atual

A corrida pela tecnologia 5G
A tecnologia 5G deve ficar pronta no início de 2018 (Foto: Pixabay)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Na Universidade de Surrey, na Inglaterra, o plano é fazer a rede mais rápida de celular do mundo. Pesquisadores e algumas das maiores companhias de tecnologia do mundo, como a Samsung e a Fujitsu, estão coloaborando para oferecer uma internet móvel cem vezes mais rápida do que a que existe hoje.

A tecnologia 5G deve ficar pronta no início de 2018 e vai permitir que estudantes façam um download de um filme em smartphones e tablets em menos de cinco segundos, comparado com os atuais oito minutos da tecnologia atual, o 4G.

O trabalho do diretor do centro de pesquisa do projeto do 5G, Rahim Tafazolli, e de sua equipe está a todo o vapor, principalmente, em vista do apetite insaciável das pessoas para acessar conteúdos pelos aparelhos móveis. Só que as operadoras, como a AT&T e a NTT DoCoMo do Japão, também estão correndo para serem os primeiros a oferecer o novo serviço.

“Muita tecnologia já funciona em ambiente de laboratório”, disse Tafazolli. “Mas agora precisamos provar que isto funciona na vida real.”

Um padrão global do serviço não deve ficar pronto antes de 2019. As companhias ao redor do mundo devem chegar a um acordo sobre suas redes, para que as conexões móveis não se tornem irregulares quando os usuários viajarem. Isso envolve negociações sobre que tipo de onda de rádio a nova tecnologia deve usar, o que pode levar anos.

Fontes:
The New York Times-5G Is a New Frontier for Mobile Carriers and Tech Companies

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *