Início » Internacional » Automação pode ceifar 20 milhões de empregos até 2030
TECNOLOGIA

Automação pode ceifar 20 milhões de empregos até 2030

Estudo da Oxford Economics aponta que trabalhadores de baixa qualificação devem ser os mais afetados, o que pode aumentar a desigualdade social

Automação pode ceifar 20 milhões de empregos até 2030
Número representa cerca de 8,5% da força de trabalho mundial (Foto: Billy Ho/U.S. Navy)

Até 2030, cerca de 20 milhões de postos de trabalho podem ser substituídos por robôs. Os números alarmantes foram apresentados nesta quarta-feira, 26, em um estudo da Oxford Economics.

O número representa aproximadamente 8,5% da força de trabalho total do mundo. Ou seja, em pouco mais de dez anos, a população mundial pode enfrentar ainda mais problemas para arrumar um emprego.

A pesquisa aponta ainda que a eliminação dos postos de trabalho deve atingir, em maior parte, os empregos de baixa qualificação, que atende as camadas economicamente inferiores da sociedade. Caso as expectativas se concretizem, haverá aumento na desigualdade social e salarial.

“Os trabalhos que requerem funções repetitivas são os mais afetados. […] Os trabalhos em meios menos estruturados e que demandam compaixão, criatividade ou inteligência social provavelmente serão realizados pelos humanos nas próximas décadas”, explicam os autores.

Apesar de poder afetar diretamente o mercado de trabalho, a indústria vai impulsionar a economia, o que já tem sido feito nos últimos anos. O estudo aponta também que, desde 2010, a indústria de robôs mais do que dobrou em relação aos anos anteriores. A pesquisa aponta que nos últimos quatro anos foram instalados tantos robôs quanto nos oito anos anteriores.

O relatório aponta ainda que, nos Estados Unidos, mais da metade dos trabalhadores afetados pela automação dos serviços buscaram um resguardo nas indústrias de transporte, construção e manutenção. Porém, essas são áreas que podem ser mais afetadas nos próximos anos.

Ao todo, o número de robôs ocupando postos de trabalho já está por volta de 2,25 milhões. As tendências sugerem ainda que, nos próximos 20 anos, esse número vai aumentar ainda mais rapidamente, o que afetará o mercado de trabalho.

Leia também: Automação no trabalho afetará mais as mulheres
Leia também: As máquinas vão roubar nossos empregos?

Fontes:
AFP-Robôs ocuparão 20 milhões de empregos em 2030, segundo estudo
South China Morning Post-Robots could displace 20 million manufacturing jobs by 2030, Oxford Economics report says

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *