Início » Notícia » Aviões movidos a bateria estão se preparando para decolar
Aviação

Aviões movidos a bateria estão se preparando para decolar

Os motores elétricos já estão sendo usados em aviões-robô, porém agora há interesse em usá-los também em aviões tripulados

Aviões movidos a bateria estão se preparando para decolar
Airbus está construindo uma fábrica na França para fabricar aviões E-Fan (Fonte: Reprodução/Airbus Group)

Os aviões elétricos estão batendo recordes. Em 10 de julho o E-Fan da Airbus, pilotado por Didier Esteyne, foi o primeiro avião com dois motores elétricos a cruzar o Canal da Mancha. Ou pelo menos, essa é a versão da companhia. Cerca de 12 horas antes, Hugues Duval, outro francês, fez uma viagem de ida e volta de Calais no avião Cri-Cri com dois motores elétricos.

O E-Fan é um avião de dois lugares feito de fibra de carbono e movido por dois motores elétricos de 32 kW, com hélices em duto presas à fuselagem. Os motores são carregados com uma bateria de lítio-polímero de 120 células, semelhante à dos carros elétricos. O avião tem autonomia de voo de 1 hora, mas uma bateria de reserva garante mais 30 minutos de voo em caso de emergência.

Os motores elétricos já estão sendo usados em aviões-robô, porém agora há interesse em usá-los também em aviões tripulados. A Airbus está construindo uma fábrica na França para fabricar aviões E-Fan. A companhia aérea pretende vendê-los com um custo reduzido para o treinamento de pilotos.

Fontes:
The Economist - Aviation: Volting ambition

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *