Início » Economia » Internacional » Banco japonês apresenta robô funcionário chamado ‘Nao’
'Revolução robótica'

Banco japonês apresenta robô funcionário chamado ‘Nao’

O robô multilíngue Nao, de 5,4 kg, começará a trabalhar em uma agência do grupo financeiro Mitsubishi UFJ a partir de abril

Banco japonês apresenta robô funcionário chamado ‘Nao’
Nao é programado para falar 19 línguas (Reprodução/Diego Rojas/Demotix)

O maior banco japonês está se preparando para usar funcionários robôs com toque humano. Nao é um humanoide de 58 centímetros, desenvolvido pela companhia francesa Aldebaran Robotics, uma subsidiária do SoftBank, gigante japonesa das telecomunicações e internet. Ele vai começar a trabalhar de forma experimental em uma ou duas agências do grupo financeiro Mitsubishi UFJ a partir de abril.

Dependendo de seu desempenho, mais robôs podem aparecer em outras agências nos meses seguintes. Equipado com uma câmera em sua testa, Nao é programado para falar 19 línguas. Ele analisa as emoções dos clientes a partir de suas expressões faciais e tom de voz, permitindo-lhe cumprimentar os clientes e perguntar qual serviço eles precisam.

“Os robôs podem complementar os serviços, realizando tarefas que nossos funcionários humanos não podem, como o atendimento 24 horas e a comunicação multilíngue”, disse o gerente de iniciativas de tecnologia da informação do banco, Takuma Nomoto, na apresentação,  segundo a Bloomberg.

A “revolução robótica”

A Mitsubishi UFJ é uma das várias empresas japonesas que está investindo em “recursos não-humanos” em meio a pedidos do primeiro-ministro, Shinzo Abe, para o país embarcar em uma “revolução robótica”, com o objetivo de combater o encolhimento da mão-de-obra e de impulsionar o crescimento do país.

Depois de corrigir uma ou duas falhas pequenas, a Mitsubishi UFJ acredita que Nao conseguirá lidar até mesmo com o mais complicado dos clientes e deverá estar operando normalmente quando Tóquio receber visitantes durante as Olimpíadas de 2020.

“Nao é bonito e amigável, e eu acho que os clientes vão gostar dele”, disse Nomoto.

Fontes:
Bloomberg-Meet Mitsubishi UFJ’s Latest Worker: A Robot Called NAO
The Guardian-Japanese bank introduces robot workers to deal with customers in branches

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *