Início » Vida » Tecnologia » Celulares com bateria solar são solução na África
Ajuda tecnológica

Celulares com bateria solar são solução na África

Celulares com bateria solar são solução na África
Fonte: Reuters

Para milhões de africanos e asiáticos que não têm acesso à rede de energia elétrica ou que usam fontes não confiáveis e caras, estes pequenos dispositivos estão se provando revolucionários.

Fazendeiros conseguem verificar os preços de mercado antes de decidir o que vão plantar, falam com compradores enquanto estão no campo e acessam a previsão do tempo. E, diferente dos celulares comuns, eles não precisam se preocupar com a perda da carga da bateria.

A expansão dos celulares pelas regiões mais remotas foi contida pela falta de eletricidade, porque não há como carregar as baterias dos telefones em muitas zonas rurais de países em desenvolvimento.

Estima-se que 1,6 bilhão de pessoas não tenha nenhum acesso a eletricidade, enquanto outro bilhão tem energia a maior parte do dia. Por coincidência, a maioria vive em países com grande insolação e é aí que entram os celulares solares.

Até a chegada dos celulares solares, carregar um celular em áreas remotas da zona rural, distantes da rede elétrica, exigia uma viagem até a cidade mais próxima, onde a bateria podia ser carregada num quiosque ligado a um gerador, e o preço do serviço era relativamente alto. A viagem pode levar o dia todo e a taxa da carga custa mais que a remuneração perdida daquele dia.

Penetração de mercado

Três bilhões de pessoas usam celulares em todo o mundo e mais um bilhão virá dos mercados emergentes, principalmente das zonas rurais destes mercados.

Fontes:
Reuters - Will solar speed up emerging cell phone revolution?

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

3 Opiniões

  1. Evandro Correia disse:

    Formidáveis esses celulares com bateria solar!

  2. luiz antonio vieira barbi disse:

    VEREMOS O QUE VAI ACONTECER AQUI NO BRASIL….

  3. Marc Halsberghe disse:

    Fantástica iniciativa! Claro que essas empresas estão atrás do lucro de um grande mercado potencial, mas os benefícios para as pessoas da zona rural são realmente incalculáveis! Agora sim nos aproximamos da verdadeira globalização…

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *