Início » Vida » Tecnologia » Energia elétrica transmitida sem fio
Tecnologia

Energia elétrica transmitida sem fio

Empresas desenvolvem formas de transmitir eletricidade através de ondas de rádio

Energia elétrica transmitida sem fio
Ondas são captadas e convertidas em energia elétrica

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Diversas companhias estão buscando tecnologias capazes de transmitir energia elétrica sem o uso de fios. Em uma demonstração da WiTricity, uma televisão foi ligada e se manteve funcionando usando energia transmitida através de um aposento, usando uma técnica batizada de “emparelhamento magnético ressonante”.

Já é possível energizar pequenos aparelhos eletrônicos, como sensores sem-fio, usando um transmissor de micro-ondas. Os sensores captam as ondas com uma antena e as convertem em energia elétrica. Com os pré-requisitos energéticos diminuindo e a tecnologia de captura crescendo, esses e outros aparelhos poderão ser alimentados utilizando apenas a “energia ambiente”: o oceano de ondas de rádio produzidas por transmissores de TVs, rádios e telefones celulares.

“Há algo de mágico nisso”, diz Joshua Smith, um engenheiro do centro de pesquisas da Intel, em Seattle. No ano passado, Markku Rouvala, um engenheiro do centro de pesquisas da Nokia, em Cambridge, na Inglaterra, coletou cerca de cinco milliwatts de energia utilizando um receptor de banda larga, capaz de absorver sinais de rádio entre 500MHz e 10GHz de transmissores próximos. São necessários cerca de 20 milliwatts para manter um telefone celular funcionando no modo stand-by, mas a Nokia crê que será possível coletar 50 milliwatts, o suficiente para carregar um aparelho.

Em janeiro, a RCA apresentou um aparelho para captar energia de transmissores Wi-Fi, que pode ser usado para recarregar um aparelho celular. A empresa promete lançar o aparelho, chamado de Airnegy, até o fim do ano. Existem outras fontes de onde é possível coletar a energia ambiente, como vibrações, movimento e calor. Mas o atrativo das ondas de rádio é o fato de elas estarem praticamente em toda parte. “É como reciclar a energia. Energia essa, que está solta por aí, sem fazer nada”, diz o Dr. Smith.

Leia mais:

Geração de energia: os prós e os contras de cada recurso

Europa transforma lixo em energia

Fontes:
Economist - Power from thin air

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

3 Opiniões

  1. Manfred Konrad Richter disse:

    Porque é que ninguém menciona TESLA nessas horas???

  2. ricardo disse:

    Bom exemplo de pesquisa em alternativa energética, transmissão sem fio, unidades geradoras e autonomia de energia e outras fontes energéticas. Sem conflito com o que existe de fato. Alimento é alimento e não “alternativa energética”. Isso é insensatez.

  3. riko disse:

    A industria de petroleo “nunca” ira de ser a mas
    consumida mas espero que esteja a disposição por
    preços competitivos…

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *