Início » Notícia » Estado de Iowa disponibiliza carteira de motorista digital
inovação

Estado de Iowa disponibiliza carteira de motorista digital

O Departamento de Transportes do estado americano de Iowa permitirá a partir de 2015 que os condutores de veículos do estado utilizem a carteira de habilitação no celular

Estado de Iowa disponibiliza carteira de motorista digital
Quem preferir pode continuar a utilizar a habilitação tradicional (Reprodução / Internet)

O Departamento de Transportes do estado americano de Iowa permitirá a partir de 2015 que os condutores de veículos do estado utilizem a carteira de habilitação no celular. O departamento irá disponibilizar um aplicativo com a versão digital do documento. Quem quiser deixar a habilitação física em casa é só baixar o app que terá no smartphone as mesmas informações e validade da licença original. O documento virtual não é obrigatório. Quem preferir pode continuar a utilizar  a habilitação tradicional.

Existem algumas carteiras digitais que tentam transformar os documentos físicos e muitas vezes volumosos em uma solução elegantes, como a Apple Pay, Coin e Google Wallet. Mas a novidade está em uma instituição  oficial disponibilizá-la e não ser uma ideia que tenha partido do Vale do Silício. O diretor do Departamento de Transito de Iowa, Paul Trombino, disse que o o sistema a ser adotado está se desenvolvendo com bastante otimismo e que provavelmente Iowa será o primeiro estado do país a adotar a licença no telefone.

Para que o documento seja exibido, no entanto, será necessário digitar uma senha. O Departamento garante que o aplicativo é muito seguro “um cofre de identidade” como definiu Trombino. A licença será aceita em parada de carros, aeroportos, e em outras situações em que for necessário apresentar o documento, dentro do estado.

Nos EUA, 30 estados, incluindo Iwoa, já permitem que os motoristas apresentem a prova eletrônica de seguro em paradas de transito

Fontes:
Slate - Iowa Will Let You Use a Mobile App As Your Driver's License

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *