Início » Vida » Comportamento » Facebook pode causar depressão, diz estudo
Inveja

Facebook pode causar depressão, diz estudo

Publicações sobre férias caras, casas e carros novos ou relacionamentos felizes podem levar a sintomas de depressão por conta da inveja

Facebook pode causar depressão, diz estudo
Facebook pode ser uma atividade saudável e divertida (Fonte: Reprodução)

Um estudo desenvolvido por pesquisadores da Universidade do Missouri, nos EUA, concluiu que certas publicações no Facebook podem evocar sentimentos de inveja e desencadear comparações, levando a sintomas de depressão em alguns usuários.

Margaret Duffy, uma das autoras do estudo, diz que “o Facebook pode ser uma atividade divertida e saudável. […] Mas, se o Facebook for usado para ver quão bem um conhecido está financeiramente ou quão feliz está um velho amigo em seu relacionamento, coisas que causam inveja entre os usuários, o uso pode levar a sentimentos de depressão”.

O estudo contou com a participação de 700 universitários internautas. Os pesquisadores concluíram ainda que parte dos usuários que se dedicam ao que eles chamam de “vigilância” também apresenta sintomas de depressão. Já os que usam os sites apenas para ficar conectados não sofrem efeitos negativos.

Fontes:
Uol - Cuidado! Além de inveja, o Facebook pode causar depressão, aponta estudo

1 Opinião

  1. Marta S. M Matos disse:

    Acredito que a inveja é uma particularidade de quem a sente e se deprime por tudo.

    O fato das pessoas estar conectadas com pessoas que fazem parte de sua vida pessoal, profissional e familiar, não deveria causar incômodo a ninguém. Muito pelo contrário, a pessoa passa a ter notícias das pessoas que estavam distantes devido a correria do dia-a-dia ou da própria distância de cidades, estados ou países.

    Uma pessoa que realmente adiciona um amigo no facebook, em primeiro lugar ela tem que no mínimo gostar da pessoa e desejar felicidade a ela sempre. Do contrário, se a pessoa não tem essa capacidade de se doar e de vibrar com as vitórias alheias, ela não deve participar de nenhum site social, porque ao invés de fazer bem ao seu entretenimento caseiro, a coloca de mau humor e rodeada de sentimentos pequenos.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *