Início » Notícia » Hackers mostram ser possível controlar um carro em movimento
Segurança

Hackers mostram ser possível controlar um carro em movimento

Usando apenas a internet em um teste controlado, dois hackers invadem sistema operacional de um jipe

Hackers mostram ser possível controlar um carro em movimento
Os hackers conseguiram ligar o rádio do Jeep Cherokee e ativar outros recursos (Foto: Reprodução/Wired)

Dois especialistas em segurança cibernética mostraram ser capazes de usar a internet para desligar o motor de um carro em movimento, dando urgência ao debate sobre a segurança de carros e caminhões cada vez mais conectados.

Em um teste controlado, o ex-funcionário da Agência de Segurança Nacional Charlie Miller e o pesquisador Chris Valasek usaram um recurso chamado Uconnect no sistema de computação da Fiat Chrysler para invadir remotamente um carro sendo conduzido por um repórter do site Wired.com.

Os hackers conseguiram ligar o rádio do Jeep Cherokee e ativar outros recursos não essenciais. Em seguida, eles reescreveram o código embutido no hardware do sistema de entretenimento do carro para controlar a direção, o sistema de travas e até o motor.

“Há centenas de milhares de carros na estrada agora que são vulneráveis”, Miller disse à Reuters.

A Fiat Chrysler disse que fez uma correção para consertar a vulnerabilidade mais grave descoberta no teste. O novo software está disponível gratuitamente no site da empresa e nas concessionárias.

“Semelhante a um smartphone ou tablet, o software de um carro pode exigir atualizações para melhorar a proteção de segurança para reduzir o risco potencial de acesso não autorizado e ilegal aos sistemas”, justificou-se a empresa, que não respondeu a outras perguntas enviadas pela Reuters. 

Fontes:
Reuters - Security experts hack into moving car and seize control

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *