Início » Vida » Tecnologia » Inovações nos sistemas de ar-condicionado prometem menos gasto de energia
Primeiro a natureza

Inovações nos sistemas de ar-condicionado prometem menos gasto de energia

Em vez de usar eletricidade, como fazem os compressores mecânicos, os novos refrigeradores funcionam à base de água quente

Inovações nos sistemas de ar-condicionado prometem menos gasto de energia
Os novos sistemas consomem bem menos energia do que o comum (Fonte: Getty Images)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Nos últimos anos, um grande esforço tem sido feito para melhorar a eficiência de sistemas de aquecimento em prédios ao redor do mundo. No entanto, não havia até então a mesma preocupação quando o assunto é o resfriamento desses locais. Hoje, novas ideias sobre resfriamento nasceram e aliaram o cuidado ainda maior com o meio ambiente. Os novos sistemas consomem bem menos energia do que o comum.

Muitos aparelhos de ar- condicionado que utilizam refrigeradores consomem um nível alto de eletricidade porque eles usam compressores mecânicos que comprimem o vapor de calor. Depois, o refrigerador transforma o vapor em estado líquido novamente, para que o processo se inicie outra vez. Em países onde a eletricidade é mais barata à noite, alguns sistemas de ar-condicionado têm um funcionamento diferente. Conforme a noite vai chegando, eles começam a fazer o gelo. Durante o dia, o aparelho lança o ar sobre o gelo. No sul da Europa, um em cada 20 escritórios são refrigerados assim, diminuindo o valor da conta de eletricidade em cerca de 10%.

Ainda mais ganhos poderiam ser obtidos com os refrigeradores térmicos. Em vez de usar eletricidade, como fazem os compressores mecânicos, os novos refrigeradores funcionam à base de água quente e o mecanismo é diferente. Um refrigerador vaporiza, absorvendo o calor do ar a ser resfriado. Depois, uma solução salina absorve o vapor do refrigerador. Quando o recipiente contendo o líquido é banhado pela água quente, o refrigerador separa-se da solução salgada e é recuperado para ser usado novamente.

Leia mais:

Cuidados com o ar-condicionado no verão

Fontes:
Economist - Air-conditioning: Keeping cool and green

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

2 Opiniões

  1. Helio (Rio de Janeiro) disse:

    Aquecer a água pode ser solar?

  2. andre becker(Santos/SP) disse:

    realmente isso funciona
    ha alguns anos atras eu publiquei um assunto em um blog sobre uma curiosidade que vi

    uma amiga comprou um apartamento no ultimo andar de um predio e ficava logo acina a caixa dagua do predio que nao tem cobertura, assim a caixa fica exposta aos elementos.

    no verão surgiam estalatites no teto do apto e formavam uma bela imagem geladinha, ela tinha de por um balde para aparar a agua que derretia.

    me chamou para ver o que poderia ser feito e tirasse aquilo de seu teto, foi simples mas eu fiquei mais curioso foi com a formação de gelo.

    a caixa ainda esta no mesmo lugar e do mesmi jeito ela esta a uns 10 centimetros da lage e o vao formado sob ela permite uma pequena corrente de ar coisa que com o forte sol de verao forma uma neblina no local que molha a lage e acaba acontecendo pelo lado de dentro o fenomeno.

    eu apenas coloquei um isopor no lugar e esta la ate hoje, mas se retirar gela novamente.

    esse apartamento fica na rua tupy no bairro passo d’areia em porto alegre/rs.

    logo que postei o assunto no blog alguns anos atras fui procurado por uma pessoa que queria ir ate la analisar o fenomeno e assim o foi.

    sei que eles ate piche colocaram sob a caixa d’agua fizeram muitos testes no local com outros componentes.

    ja os motores a ar comprimido liberam ar com 10 graus negativos no escapamento.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *