Início » Economia » Internacional » Japoneses criam robô que se comunica por linguagem de sinais
Tecnologia

Japoneses criam robô que se comunica por linguagem de sinais

O androide foi desenvolvido para auxiliar no trato de pessoas idosas

Japoneses criam robô que se comunica por linguagem de sinais
O androide tem a aparência de uma mulher jovem e uma grande semelhança e com um ser humano (Reprodução/Kiyoshi Ota/Bloomberg)

A Toshiba tornou público nesta semana seu mais novo invento: um robô que move suavemente braços e mãos, e é capaz de se comunicar usando a língua de sinais japonesa. Trata-se de um protótipo que, segundo a fabricante, poderá servir como assistente em serviços sociais e de saúde.

O androide tem a aparência de uma mulher jovem, cujas caraterísticas guardam grandes semelhanças com um ser humano. Seus olhos piscam, seus lábios se movem, seu pescoço gira e sua “pele” tem uma incrível semelhança – ao menos visual – com a humana, características que dão sensação de vida à máquina.

Por enquanto, a Aiko Chihara, como o robô foi batizado, realiza movimentos simples, porém, a empresa pretende implantar novas tecnologias como sintetizador e reconhecimento de voz, além de sentidos e controle robótico até 2020,  com o intuito de oferecer um robô social mais sofisticado.

A gigante japonesa pretende desenvolver uma acompanhante robótica para idosos e pessoas com Alzheimer, que se comunique por linguagem natural e de sinais e possa oferecer a familiares e profissionais de saúde acompanhamento de pacientes à distância.

A máquina foi construída em parceria com a aLab, Universidade Osaka, Instituto Shibaura de Tecnologia e Instituto Shonan de Tecnologia.

Referente na construção de robôs industriais, a Toshiba criou um algoritmo para coordenador o movimento de 43 juntas. Já os institutos Shibaura e Shonan contribuíram com as tecnologias de sensores de movimento e aprendizado; e a aLab e a Universidade Osaka criaram o corpo com aparência humana.

Veja abaixo um vídeo como funciona o robô Aiko Chihara:

Fontes:
O Globo-Robô japonês se comunica por linguagem de sinais

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *