Início » Internacional » O avanço na tecnologia de voz
TECNOLOGIA

O avanço na tecnologia de voz

O Google investe no estudo da linguagem em seus aspectos semântico, social e psicológico para ajudar a pesquisa

O avanço na tecnologia de voz
O Google criou ferramentas que ajudam os usuários em suas pesquisas (Foto: Max Pixel)

Robôs de inteligência artificial e carros autônomos são destaque nas manchetes dos noticiários, mas o próximo avanço tecnológico se concentrará no aperfeiçoamento dos serviços de voz, de acordo com o vice-presidente do Google Busca, Ben Gomes.

“O conhecimento da linguagem e de suas funções são essenciais para o futuro da pesquisa e da informação”, disse Gomes. “Mas a linguagem e seus signos têm uma estrutura complexa. O sentido das palavras em determinados contextos e a interpretação das frases têm muitas vezes um caráter subjetivo, ou não são claros”.

Essas palavras foram ditas por Gomes em uma entrevista ao jornal The Guardian por ocasião do 20º aniversário do Google em 24 de setembro, mais de sete anos após o lançamento do primeiro serviço de voz da empresa.

Agora, a ferramenta de inteligência artificial Google Assistente, instalada em bilhões de smartphones no mundo inteiro, tornou-se um meio de comunicação vital em países em desenvolvimento, com muitos dialetos e baixas taxas de alfabetização.

“Para os países desenvolvidos o lançamento da assistente virtual foi mais um progresso tecnológico, porém em países como a Índia é uma ferramenta de comunicação básica”, disse Gomes, que nasceu na Tanzânia e foi educado em Bangalore.

“As línguas indo-europeias, como o híndi, escrito no alfabeto devanágari, nem sempre têm alfabetos iguais. Por isso, os teclados dos computadores são diferentes na Índia. Eu estudei híndi durante dez anos, mas não saberia digitar um texto nessa língua. Assim, o comando de voz é muito mais fácil de usar nas consultas em serviços de busca”.

O Google criou ferramentas que ajudam os usuários em suas pesquisas. O editor de textos Google Docs tem um corretor ortográfico, que destaca as palavras escritas erradas ao longo do texto. O dicionário online permite que os usuários ampliem seu vocabulário e encontrem sinônimos para palavras-chave. Essas ferramentas facilitam as consultas online.

Segundo Gomes, o estudo mais aprofundado sobre a decodificação da leitura e do processo de compreensão do texto permitirá fazer pesquisas muito mais sofisticadas no serviço de busca do Google. “É esse o objetivo”, acrescentou.

Fontes:
The Guardian-Speech recognition is tech's next giant leap, says Google

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *