Início » Economia » O que faz as empresas de telecomunicações serem ineficientes?
TELECOMUNICAÇÕES

O que faz as empresas de telecomunicações serem ineficientes?

As empresas de telecomunicações precisam reformular sua tecnologia para enfrentar o mundo digital cada vez mais competitivo

O que faz as empresas de telecomunicações serem ineficientes?
As empresas de telecomunicações precisam reformular sua tecnologia a fim de adaptá-la a um novo mundo digital (Foto: Wikimedia)

Não é preciso ser um especialista para perceber a diferença. Grandes centros de processamento de dados operados por provedores de computação em nuvem, como Amazon e Google, têm milhares de servidores mais ou menos iguais. Já os escritórios centrais, onde os operadores de telecomunicações mantêm o seu equipamento de rede, têm diversos tipos de dispositivos. No entanto, ambos têm a função de processar informações digitais. Então, por que têm uma estrutura diferente?

Por três motivos básicos. Em primeiro lugar, ao contrário dos servidores, que lidam apenas com bits e bytes, as redes de telecomunicações interagem com o mundo físico, sobretudo com as ondas de rádio, que requerem equipamento especializado. O segundo é o papel da história: as redes de telecomunicações existem há décadas e as mudanças na tecnologia ou novas ofertas de serviços foram abordadas com o acréscimo de novas janelas, em vez de sistemas de revisão. Em terceiro lugar, os fabricantes de equipamentos tiveram pouco interesse em simplificá-los, uma vez que a complexidade permite que continuem vendendo equipamentos caros.

Agora, as empresas de telecomunicações precisam reformular sua tecnologia a fim de adaptá-la a um novo mundo digital. A próxima geração 5G de internet móvel exigirá redes mais rápidas e capazes de executar muitas funções, além do fornecimento de serviços de voz, vídeo e dados, como, por exemplo, a interface com a Internet das Coisas.

Algumas empresas de telecomunicações iniciaram um processo de virtualização das redes. A AT&T, a maior operadora de telefonia móvel dos Estados Unidos, está liderando essa tendência e pretende concluir a virtualização de mais da metade de sua rede no final do ano.Em poucos anos, será difícil perceber a diferença entre um centro de processamento de dados e uma rede de telecomunicações.

Fontes:
The Economist-What makes telecoms networks inefficient?

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *