Início » Brasil » O que movimentou as redes sociais em 2018
INTERAÇÃO SOCIAL

O que movimentou as redes sociais em 2018

Dia Internacional da Mulher, eleições e Copa do Mundo foram alguns dos assuntos mais comentados no Facebook no Brasil e no mundo

O que movimentou as redes sociais em 2018
Dia Internacional da Mulher foi o segundo assunto mais comentado do Brasil e primeiro no mundo (Foto: Lawrence Jackson/White House)

O ano de 2018 contou com diferentes acontecimentos no Brasil e no mundo. Não à toa que as eleições no Brasil e nos Estados Unidos, o Dia Internacional da Mulher e a Copa do Mundo ficaram entre os assuntos que mais movimentaram as redes sociais em todo o mundo.

De acordo com um levantamento do Facebook, os temas que mais movimentaram a rede social no Brasil foram, respectivamente: Eleições presidenciais, Dia Internacional da Mulher, Sentença da prisão do ex-presidente Lula, Nomeação do juiz federal Sérgio Moro para o Ministério da Justiça e a Copa do Mundo.

Assim como o Brasil, o mundo também deu maior atenção ao Dia Internacional da Mulher em 2018, impulsionado pelo movimento #MeToo, que expôs casos de assédio sexual na indústria cinematográfica dos EUA. Foi o segundo ano consecutivo que a data foi a mais comentada em todo o mundo. No entanto, segundo o Facebook, em 2018 “mulheres e homens em todo o mundo discutiram diversos tópicos, causas e problemas relacionados às mulheres”, e não apenas em relação ao Dia Internacional da Mulher, como acontecia anteriormente.

O mundo também debateu a Marcha por Nossas Vidas, um movimento dos sobreviventes de um ataque a tiros em uma escola de Parkland, na Flórida, nos Estados Unidos. Ao todo, mais de 1 milhão de pessoas demonstraram interesse em participar do evento, e mais de US$ 2,5 milhões foram arrecadados por meio do Facebook Fundraisersum serviço da rede social disponível para apenas alguns países, que objetiva organizar campanhas de arrecadação de fundos.

Por fim, o engajamento cívico também ganhou destaque entre os assuntos mais comentados da rede social. Impulsionado, principalmente, pelas eleições presidenciais, no Brasil, e legislativas, nos EUA, o debate político foi um dos principais pontos de conversa ao redor do globo.

Outro evento que ganhou destaque foi a Copa do Mundo de 2018, que ocorreu na Rússia. O assunto foi o quinto mais comentado do Brasil e o quarto em todo o mundo. Mais de 383 milhões de pessoas usaram as redes sociais para torcer pela sua seleção favorita. Ao todo, isso rendeu mais de 2,3 bilhões de interações. O título conquistado pela França e a semifinal entre Croácia e Inglaterra foram dois dos momentos mais comentados.

O Superbowl 52 – final do campeonato de futebol americano de 2018 – foi comentado por 62 milhões de pessoas, enquanto o Casamento Real entre o príncipe Harry e a, agora, princesa Meghan Markle, em março, teve a atenção de 42 milhões de internautas nas redes sociais.

Em termos de grandes personalidades, o Facebook destaca o nome de Nelson Mandela, que completaria 100 anos em 18 de julho 2018. O fato fez com que milhões de pessoas postassem sobre o sul-africano, que dedicou a sua vida aos direitos humanos na África do Sul. Outras pessoas, como Stephen Hawking e Aretha Franklin, que morreram em 2018, também foram lembrados pelos usuários das redes sociais.

 

Leia também: A desconexão em um mundo hiperconectado

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *