Início » Vida » Tecnologia » O&N no CMS Brasil 2009
Em Campo

O&N no CMS Brasil 2009

Por Cecília Martins

O&N no CMS Brasil 2009
Palestras

O O&N marcou presença no evento CMS Brasil 2009, que aconteceu no dia 20 de junho último no Hotel Jaraguá, em São Paulo.

A conferência internacional de CMS (Content Management System) teve como objetivo reunir desenvolvedores de sistemas de conteúdo e especialistas nacionais e internacionais, discutindo a importância do mercado de ferramentas de gestão de conteúdo. Um CMS, ou em português Sistema de Gestão de Conteúdo, é um sistema de gerenciamento de páginas na internet que dispõe de ferramentas para criação e gerenciamento de conteúdos sem a necessidade do uso de códigos de programação.

O ganhador da Promoção Digital – CMS Brasil 2009, Luiz Cezar Marinho, compareceu ao evento para usufruir de seu prêmio.

Veja a entrevista de Marinho neste link.

Filosofia do Projeto WordPress: “Código é poesia. Ninguém sabe o que significa.”

O evento teve como palestrante Matt Mullenweg, criador do WordPress. A grande surpresa do evento foi com certeza a declaração de Matt sobre a natureza da plataforma: “O WordPress não é um CMS; tão menos um website para blogs; ele é, isto sim, uma ferramenta de comunicação.” Matt explica ainda que a ideia do WordPress começou quando ele tentava ajudar os amigos, que não eram programadores, a desenvolver e manter suas páginas na internet. Até para o mudar o título do blog ou site, era preciso saber um código de programação. Então ele chegou à conclusão de que se a internet tinha que crescer e fisgar o usuário comum, era preciso existir uma plataforma independente de códigos e fácil de ser customizada e mantida. Nascia a filosofia do projeto: “Código é poesia. Ninguém sabe o que significa.”

Matt fez uma previsão para a internet, dizendo que há vinte anos atrás, a internet teve o papel de libertar a informação. Agora, a informação é tanta, que é preciso filtrá-la de acordo com interesses próprios de cada usuário. Para isso, redes sociais como o Twitter e o Facebook são ideais. O usuário segue ou se torna amigo de quem tem conteúdo realmente relevante para ele. Ele prevê que no futuro esse processo será ainda mais intensificado.
Uma das oficinas do evento foi a palestra de Leo Germani, da WordPress Brasil, que demonstrou as incríveis possibilidades que a plataforma oferece, como aplicativos dos mais diversos e novas ferramentas que podem ser instaladas a qualquer momento pelo programador, personalizando o blog ou site e resolvendo problemas do sistema. Germani ressaltou ainda que o WordPress não é limitado. Quem pode ser limitado é o seu programador.

A palestra de Edney Souza, o Interney, da Polvora! Comunicação, foi sobre a importância do CMS nas mídias sociais.

Durante a palestra, Edney mencionou a questão do uso Intrablog, que é a utilização da plataforma blog para uma intranet corporativa. Ele afirmou que no começo questionou-se o uso do Intrablog como ferramenta do dia-a-dia da empresa. No entanto, a ferramenta passou a funcionar como vitrine pessoal para funcionários, já que nela podem mostrar no que estão trabalhando no momento, não correndo o risco de um superior tirar vantagem de alguma situação e tomar para si o mérito de seu trabalho.

Em resposta a uma pergunta da plateia, Edney afirma ser contra o bloqueio de redes sociais como Orkut e MSN no trabalho, já que, se o funcionário não quiser trabalhar, ele irá inventar outros meios de ser improdutivo. O que se deve mudar é a gestão da empresa, como o estabelecimento de metas e a cobrança de resultados. Ou seja, não se deve misturar gestão empresarial com política de internet.

Quem é seguidor das notícias do O&N no Twitter pôde conferir a cobertura do evento no mesmo dia.

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Luiz Cezar Marinho disse:

    Bem,pessoal, eu sou o tal do Luiz Cezar Marinho, vencedor doprêmio e realmente ganhei muito com essa viagem. Algo que ficou muito forte pra mim foi a atuação do novo profissional decomunicação. Nós precisamos entrar nessa realidade do CMS com a afirmação do Matt- “WordPress é uma ferramenta de comunicação”. Não podemos ficar pra trás. Temos que nos atualizar sempre e sermos profissionais da tecnologia. Gestores da informação. Tem muito mercado pra gente…

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *