Início » Vida » Comportamento » Os números de telefone da ficção
Realidade ou ficção?

Os números de telefone da ficção

Reino Unido e Estados Unidos mantêm vários números reservados exclusivamente para a TV e o cinema

Os números de telefone da ficção
Pode até parecer uma situação improvável, mas muitas pessoas tentam ligar para números que veem na ficção (Reprodução/Wikipedia)

Nos filmes, nas séries e nas novelas, ligar para alguém não é uma situação incomum. O problema acontece quando a sequência digitada ou falada não é imaginária. Pode até parecer uma situação improvável, mas muitas pessoas tentam ligar para números que veem na ficção.

Em 2010, o Supremo Tribunal de Justiça fez a TV Globo pagar uma indenização de R$ 19 mil a uma mulher que teve o número de celular divulgado em uma novela da emissora. O caso havia ocorrido em 2003. A dona do aparelho conta, no processo, que passou a receber chamadas de pessoas “a qualquer hora do dia e da noite” para saber se o número realmente existia e se era o da atriz que interpretava a personagem.

Logo, vários países implantaram “medidas” em seus sistemas de comunicação. Os Estados Unidos e o Reino Unido, por exemplo, mantêm vários números telefônicos fora do alcance dos usuários, já que seu uso está reservado exclusivamente para a ficção.

Números famosos

Em 1982, com a canção 867-5309/Jenny, interpretada pela banda de pop rock Tommy Tutone, muitas pessoas descobriram que o número funcionava efetivamente em diferentes regiões dos Estados Unidos. A piada, portanto, era sempre a mesma: o usuário digitava a sequência e pedia para falar com Jenny.

No Reino Unido, a série Doctor Who usa a sequência 07700900461 como o telefone direto do doutor. A sequência foi mencionada pela primeira vez em um episódio veiculado em 2008. No entanto, ao digitar o número, uma mensagem automática vai dizer: “o número que você ligou não existe”. Como essa combinação, há mais de 20 mil que a autoridade reguladora das comunicações do Reino Unido, a Ofcom (a Anatel britânica), mantém fora de uso.

 

Fontes:
BBC-Os 20 mil números de telefone que só existem na ficção

1 Opinião

  1. Roberto1776 disse:

    O famoso número de telefone da música de 1940, de Glenn Miller, PEnnsilvania 6-5000, (73-65000) por incrível que pareça, ainda constava, em 1999, como o número do telefone do Hotel Pennsilvania em Nova York, inclusive nos telefones dos apartamentos.
    Segundo a Wikipedia, este número continua em uso pelo Hotel.
    É bom saber que nem tudo precisa ser constantemente mudado, como soe acontecer in Terra Cabralis, apenas para agradar a incontrolável esquerda politicamente correta.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *