Início » Economia » Internacional » Quantos sites existem no mundo?
Tecnologia

Quantos sites existem no mundo?

Quantificar as páginas web fica complicado muito rapidamente. Mas se você só quiser ter uma ideia da grandeza da web e de quanto ela cresceu em 20 anos, há algumas estimativas

Quantos sites existem no mundo?
Contudo, o número de sites online não mostra como as pessoas estão de fato usando a internet (Foto: Pixabay)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

A maioria dos sites sai do ar depois de alguns meses. A média do tempo de vida é de cerca de 100 dias. Isto é, maior do que costumava ser. Afinal, no final da década de 1990, a média era de 44 dias. Logo, quantificar o número de páginas na internet fica complicado muito rapidamente. Mas se você só quiser ter uma ideia da grandeza da rede e de quanto ela cresceu em 20 anos, há algumas estimativas.

Em 1994, por exemplo, havia menos de 3 mil sites online. Até 2014, havia mais de 1 bilhão, o que representa um aumento de 33 milhões por cento em vinte anos. No entanto, isto não é exato. Várias estimativas dizem que cerca de três quartos dos sites estão vivos, mas inativos. Ou seja, a efemeridade da web também significa que o o número de sites, segundo o Internet Live Stats, varia rapidamente. “Isso ocorre devido às flutuações mensais na contagem de sites inativos”, de acordo com o site. E o pior é que a maioria desses sites vive sem sequer ter sido vistos. A média é que uma pessoa visite apenas 96 domínios diferentes por mês, de acordo com uma estimativa da Nielsen de 2013.

Contudo, o número de sites online não mostra como as pessoas estão de fato usando a internet. Para isso, é preciso olhar o crescimento das buscas. Em agosto de 1999, o Google estava respondendo a três milhões de consultas por dia, segundo o livro “A Busca” de John Battelle. Um ano depois, esse número saltou para 18 milhões de consultas por dia. Em 2012, o ano mais recente com dados disponíveis, o número ultrapassou as 3,5 bilhões de buscas por dia, o equivalente a 40 mil buscas por segundo.

 

Fontes:
The Atlantic-How Many Websites Are There?

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *