Início » Vida » Tecnologia » Reciclando o calor
Energia

Reciclando o calor

Reciclando o calor
Fonte: G1

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Turbinas de vento, painéis solares e equipamentos que extraem energia das marés e ondas se tornaram mais comuns nos últimos anos. Mas a produção de tecnologia capaz de explorar a vasta quantidade de calor no meio ambiente e produzida pelos maquinários já existentes ainda é muito pequena.

Pensando nisto, cientistas da Universidade de Notre Dame, em South Bend, Indiana, estão desenvolvendo um esquema capaz de usar o calor produzido pelos computadores como parte de um sistema de aquecimento de escritórios, por exemplo, controlado por termostato.

Outra maneira de reciclar calor que tem sido utilizada é capturar raios infravermelhos com células fotovoltaicas, similares às usadas em painéis solares.

Fontes:
Economist - Heat scavenging: Stealing the heat

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Dorival Silva disse:

    Vê-se que ainda há muita coisa a fazer em termos de reciclar calor. Todo o calor gerado pelos eletrodomésticos de uma casa poderia ser aproveitado de formas variadas. Eu moro no Rio de Janeiro, uso ar condicionado o dia inteiro, o ar quente que o aparelho sopra para fora não poderia ser usado para aquecer a água da casa?

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *