Início » Notícia » Redes sociais podem aumentar sensação de solidão, diz estudo
ISOLAMENTO SOCIAL

Redes sociais podem aumentar sensação de solidão, diz estudo

Estudo feito com quase 2 mil adultos revelou que uso excessivo de redes sociais contribui para sensação de isolamento social

Redes sociais podem aumentar sensação de solidão, diz estudo
O sentimento de isolamento pode ser explicado pelas poucas interações sociais no mundo real (Foto: Pixabay)

Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, revela que quanto mais tempo as pessoas passam navegando por redes sociais, maiores são as chances delas se sentirem isoladas socialmente.

A pesquisa publicada nesta segunda-feira, 6, no periódico científico American Journal of Preventive Medicine, aponta que acessar plataformas como Twitter, Facebook e Instagram por mais de duas horas por dia dobra a probabilidade da pessoa se sentir solitária.

Para chegar a esses resultados, os psicólogos entrevistaram quase 2 mil adultos americanos, com idades entre 19 e 32 anos, em 2014 sobre o uso das 11 plataformas sociais mais populares da época: Facebook, YouTube, Twitter, Google Plus, Instagram, Snapchat, Reddit, Tumblr, Pinterest, Vine e LinkedIn.

De acordo com a equipe de cientistas, o sentimento de isolamento pode ser explicado pelo pouco tempo que essas pessoas têm para interações sociais no mundo real, devido ao maior tempo gasto online.

Além disso, os pesquisadores apontam que as redes sociais podem alimentar sentimentos de exclusão e inveja, já que o usuário está exposto a representações idealizadas da vida de outras pessoas – como quando vemos uma foto de amigos se divertindo em eventos para os quais não fomos convidado – e com isso pode criar uma sensação distorcida de que os outros são mais felizes e bem-sucedidos.

Entretanto, a equipe de psicólogos não soube precisar se o uso das redes é uma causa ou consequência da sensação de isolamento. Segundo Elizabeth Miller, professora de Pediatria da Universidade de Pittsburgh e coautora do estudo, os jovens adultos que se sentiam isolados podem ter recorrido às redes sociais. No entanto, pode ser que o uso cada vez mais intenso tenha os levado a se sentirem isolados do mundo real.

No entanto, Elizabeth afirma que mesmo que o isolamento social tenha vindo primeiro, “não parece ter sido aliviado pelo investimento de tempo online”.

Para Brian Primack, diretor do Centro para Pesquisas em Mídia, Tecnologia e Saúde da Universidade de Pittsburgh e líder da pesquisa, são necessários mais estudos para captar as nuances sobre o uso das redes sociais. “Essa é uma questão importante a ser estudada porque problemas de saúde mental e isolamento social estão em níveis epidêmicos entre adultos jovens”, afirma Primack.

“Somos criaturas sociais, mas a vida moderna tende a nos isolar em vez de nos aproximar. Apesar das redes sociais aparentemente criarem oportunidades de socialização, o estudo aponta que elas não têm o efeito que esperamos”, completa o cientista.

Fontes:
BBC-Redes sociais aumentam sensação de solidão, diz estudo
O Globo-Psicólogos alertam que o uso de redes sociais pode alimentar a solidão

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *