Início » Vida » Tecnologia » SMS se mostra ferramenta eficaz para empresas e governos
Celular

SMS se mostra ferramenta eficaz para empresas e governos

Uso do mecanismo para troca de mensagens interpessoais, no entanto, pode cair. Por Fernanda Dias

SMS se mostra ferramenta eficaz para empresas e governos
Apesar de novas tecnologias, o SMS continua mais útil do que nunca (Arte:Yana Foitice)

Aplicativos para smartphones que permitem um chat instantâneo com outros usuários através da internet – como BlackBerry Messenger, WhatsApp e MSN Messenger – parecem, à primeira vista, decretar o fim do SMS. Esses mecanismos estão se popularizando por serem mais econômicos: não há cobrança por mensagem enviada, como é o caso do tradicional modo de envio de texto. Mas, especialistas ouvidos pelo Opinião e Notícia acreditam que, na verdade, o SMS continua mais útil do que nunca, embora com uma diferença: a ferramenta têm cada vez mais sido usada por empresas e governos.

“Por mais que se pré-julgue que o SMS está fadado ao fim devido ao surgimento de novas interações, como redes sociais ou aplicativos móveis, o seu uso continua crescendo. Tudo indica que essas novas mecânicas estão vindo para complementar e não para substituir antigos ou atuais recursos”, afirma Daniel Bulach, gerente de negócios do ComuniKa, empresa do ramo de mobile business.

Com o incremento das vendas de smarthphones e das contratações de planos de banda larga para celulares, o SMS tende a ser menos utilizado por usuários para troca de mensagens interpessoais. Mas, novos usos têm feito desse mecanismo uma ferramenta eficaz de comunicação: empresas têm enviados SMS automáticos para lembrar os clientes cadastrados sobre vencimentos de boletos ou consultas médicas, informar sobre novidades e até mesmo para confirmar para os pais as presenças de seus filhos nos colégios. O usuário pode ainda acompanhar protocolos ou status do pedido, entrega da compra e saldos de programas de fidelização.

Já os governos podem utilizar a plataforma para comunicar a população sobre um possível desastre. A Prefeitura do Rio, por exemplo, em julho, fez simulações de desocupação de áreas de risco em caso de chuvas fortes em 20 comunidades da cidade. Agentes comunitários e lideranças foram alertados por torpedos sobre a previsão fictícia de chuva. Em seguida, foram novamente avisados por mensagem no celular para que começassem a mobilização. No início do ano, o município também fechou um acordo com uma operadora de celular para que os clientes da telefônica recebam gratuitamente até 10 torpedos por mês sobre previsões do tempo. Já o governo do Estado de São Paulo tem usado os torpedos para fazer alertas sobre dengue, como medidas a serem adotadas para evitar a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença.

“O celular está onde o usuário está. Com o registro de catástrofes naturais cada vez mais frequente e tendo o governo a responsabilidade de preveni-las e remediá-las, há um contínuo incremento no uso do SMS nessa questão”, ressalta Daniel Bulach.

Em Gana e na Nigéria, o SMS é usado como forma de combater a falsificação de medicamentos, prática comum nesses países. O cliente, ao comprar o remédio, recebe um anexo na embalagem que, após ser raspado, revela um código. O consumidor pode enviar essa senha para uma central através de mensagem de texto. Depois, ele recebe a resposta dizendo se o medicamento é genuíno. O serviço é pago por empresas farmacêuticas que querem frustrar os falsificadores.

Daniel Marino, diretor da Na Mosca, empresa de Marketing Digital, alerta, no entanto, que o uso do SMS deve manter a política de envios apenas para as pessoas que aceitam e autorizam receber mensagens referentes a um determinado assunto. Além de serem penalizadas por regras nacionais sobre spam, as companhias que não respeitarem a privacidade de seus clientes podem acabar conquistando uma imagem negativa junto a eles:

“As empresas precisam dar mais valor às informações direcionadas ao seu público-alvo. Elas podem, por exemplo, criar promoções e brindes para incentivar seus clientes a se cadastrar para receber informações e novidades sobre produtos e serviços. Mas, muitas empresas ficam atirando para todos os lados e, assim, deixam de fidelizar seus consumidores e acabam ficando com uma imagem negativa junto a eles”.

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

3 Opiniões

  1. Hivitality disse:

    Concordo que a ferramenta seja extremamente prática para alcançar segmentos da sociedade com rapidez e eficiência, a questão é a possibilidade de seu mau uso por mal intencionados que podem falsificar mensagens em nome desta ou daquela instituição com os fins mais variados como por exemplo causar a evacuação de uma área para saqueá-la.
    Afinal como todos nós sabemos, Listas Vazam, e não há porque ser diferente com os números de celular.

  2. Fábio R. Gugik disse:

    Num mundo de tamanhas aberrações, mentiras, falsas promessas especialmente feitas pelos políticos, necessita-se realmente deste subterfúgio de SMS, para enviar mais e mais promessas, para supostos eleitores??????
    SUGIRO, que seja proibido este tipo de propaganda, e também todos os tipos de propagandas oriundas de políticos, ou cargos públicos.
    Uma pergunta muito, mas muito séria:
    Ao invés de se criar impostos com destinos duvidosos, (aliás, como estamos cansados de ver este tipo de acontecimentos…..),impostos sobre impostos!!!!
    E com os valores de propagandas oriundas de políticos, e de cargos públicos, não poderia ser esta a solução; para falta de verbas, ou má aplicação destes recursos no BRASIL, para exatamente a solução do déficit dos aposentados do INSS,( aliás salários que não condizem com as necessidades dos aposentados)!!!
    Como diria BÓRIS CASOY:
    “isto é uma vergonha”!!!
    Ou da saúde caótica, ou da Educação (impositiva, que não se permite avanços ou inovações, mas apenas repasses de normas e cumprimento de pareceres provindos de Secretarias de Educação, Supervisionados pelos Núcleos Regionais de Educação????)
    Aliás, todos os profissionais do magistério fazem o juramento em dia de colação de grau, dizendo ser agente transformador da sociedade, e não repassador!!!!!!
    Ou ainda, dobrar os salários dos Policiais, para assim, termos mais segurança, menos desgaste, mais empenho, e incentivo para que estes não necessitem ter dois ou mais empregos, para poder superar necessidades de manutenção de seus familiares???
    Quando que um político teria coragem de expor seu corpo, as vezes sem coletes a prova de balas para garantir a segurança de terceiros????? Quando???? Nunca!!!!
    Leis que protegem marginais e assassinos, enquanto Pais de família, desempregadois se obrigam até a chegar ao extremo de roubar para dar de comer a sua família! E este padece, e paga imposto para manter o encarcerado, e sua família com o salário auxílio reclusão???
    Ou ainda instalação de mais câmeras nos ônibus, para auxiliar na identificação dos trombadinhas e marginais que se vê, dia a dia em nosso País????
    Até quando teremos este tipo de imposição em nosso País??????
    Até quando teremos esta dificuldade de conseguir melhorar verdadeiramente a situação caótica que se encontra?
    E chegar aos extremos de “engolir” índices de inflação que não dizem os verdaeiros valores que vemos nos mercados e impostos sobre impostos que quebram recordes a cada ano que passa!
    Basta ver preços em mercados, postos de combustível, escolas, e até se dar o luxo de escolher onde você quer pagar mais imposto???
    E então fica aqui a sugestão, para melhorar a aplicabilidade de forma digna e justa nossos impostos.
    Afinal os políticos e os cargos públicos, precisam de propagandas ou SMS, para mostrar suas funções ou resultados de seus trabalhos???
    PRECISA DISTO?????
    Fica aqui nossa sugestão!!!!!!

  3. Bruno Queiroz disse:

    Atualemnet etrabalho numa multinacional de serviços que utiliza esta, indispensável ferramenta, para notificar seus gerentes e clientes referentes a problemas ou não.
    Ao fazer um checkin você recebe sms, saque bancario la vai outro sms.
    Ja é largamente utilizada pelas empresas, e quanto ao vazamento destas listas como nosso amigo citou. Todas as empresas que utilizam este Serviço contratam uma terceira para ser o canal ( Empresa – Canal “3ª” – Operadora – usuário), desta forma é firmado um contrato com esta 3ª a fim de proteger os dados que constam nessas lista com multas altissimas.
    E em grande parte estas 3ª não colocam a mão na lista sendo responsábilidade apenas da empresa que a contratou.

    Viva o sms.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *