Início » Notícia » Volvo terá motores elétricos em todos os seus carros a partir de 2019
CARROS ELÉTRICOS

Volvo terá motores elétricos em todos os seus carros a partir de 2019

Companhia anunciou que deixará de produzir carros movidos apenas a combustão interna e voltará sua produção para motores elétricos e híbridos

Volvo terá motores elétricos em todos os seus carros a partir de 2019
O projeto de eletrificação será colocado no centro dos negócios da companhia (Foto: Wikimedia)

A fabricante sueca de carros Volvo anunciou nesta quarta-feira, 5, que todos os seus modelos lançados a partir de 2019 terão um motor elétrico, o que a torna a primeira montadora tradicional do mundo a abandonar a produção de veículos movidos somente a combustão interna.

De acordo com a fabricante, o projeto será colocado no centro dos negócios da companhia e promete voltar seus olhares para motores puramente elétricos ou híbridos, que estão aliados a um sistema de combustão. Para 2019, a companhia aposta em três tipos de motores: os puramente elétricos e os híbridos com recarga na tomada ou sem recarga.

“Esse anúncio marca o fim dos carros movidos unicamente à combustão interna”, disse o executivo chefe da Volvo, Håkan Samuelsson, que espera produzir 1 milhão de carros elétricos até 2025.

Atualmente nas mãos da companhia chinesa Geely, a Volvo lançará cinco modelos totalmente elétricos entre 2019 e 2021, sendo 3 da própria Volvo e 2 da Polestar, sua marca de carros de alta performance que será focada em modelos sem motor a combustão.

Além de produzir apenas veículos que tenham motores elétricos, a Volvo anunciou uma meta mais ambiciosa. Ela pretende tornar todas as suas operações de fabricação “neutras para o clima” até 2025, e com isso reduzir a emissão de poluentes.

Embora o mercado de veículos elétricos ainda seja uma parcela muito pequena das vendas – 1% do total de vendas do ano passado –, é um setor que tem crescido rapidamente e diversas montadoras vêm direcionando seus olhares para os carros puramente elétricos.

Uma das pioneiras nesse mercado, a Tesla vendeu 76 mil carros no ano passado e planeja produzir 1 milhão de carros por ano até 2020. Com isso, a companhia já registra uma valorização maior que montadoras consagradas, como a General Motors, que vendeu 10 milhões de carros no ano passado.

Além disso, a Jaguar anunciou que em 2018 lançará um veículo totalmente elétrico, enquanto a Audi começará as vendas de dois modelos elétricos a partir de 2019, no mesmo ano que a Mercedes-Benz lançará seu primeiro carro esportivo elétrico.

Fontes:
Financial Times-Volvo to use electric motors in all cars from 2019
G1-Volvo anuncia 'eletrificação' de todos os seus carros a partir de 2019

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *