Início » Vida » Comportamento » TV torna-se cada vez mais passatempo de pessoas acima dos 40 anos
Entretenimento

TV torna-se cada vez mais passatempo de pessoas acima dos 40 anos

Televisão vem perdendo espaço para a internet e os serviços de streaming, principalmente entre jovens

TV torna-se cada vez mais passatempo de pessoas acima dos 40 anos
TV torna-se, cada vez mais, passatempo de pessoas acima dos 40 anos (Foto: Reprodução/Internet)

Para a maioria das famílias, domingo é um dia de relaxar. Porém, para ocupar seus momentos de lazer, milhões de pessoas vêm trocando a televisão e a TV a cabo por um laptop e serviços de streaming, que possibilitam assistir filmes e até mesmo transmissões esportivas através da internet.

O pesquisador americano Chris Sweeney é um dos muitos que abriram mão da televisão em casa. Ele faz parte de uma geração que, num espaço curto de tempo, passou a rejeitar o conceito de televisão que tinham seus pais e a ampliar em grande escala o escopo do entretenimento de massa.

Estudos comprovam que uma em cada quatro americanos da nova geração cancelou sua assinatura de TV a cabo, ou nunca a teve. Aproximadamente 30% dos que não tiveram TV a cabo estão na faixa etária de 18 a 34 anos. De acordo com os pesquisadores, os jovens assistem em torno de 44% da programação da TV pela internet. Nos Estados Unidos, segundo a pesquisa, há 10 milhões de lares que têm internet, mas não têm TV a cabo.

No Brasil um estudo da consultoria Forrest aponta dados semelhantes. Segundo a empresa, os brasileiros gastam três vezes mais tempo com a internet (23,8 horas) do que com a televisão (6,2 horas) semanalmente. O videogame (6,3 horas) também está na frente da TV.

Geração Youtube, geração Netflix

O conceito de “televisão” muda de acordo com cada geração. Para os jovens do ensino médio em diante, esse conceito se associa ao site YouTube, uma  biblioteca de vídeos na internet disponíveis a qualquer momento. Para a nova geração (aqueles que nasceram em 2000) o Netflix é a marca. Para seus pais, normalmente o conceito é vinculado ao canal aberto que assistem há tempos.

Essa mudança começou a afetar as principais empresas da mídia televisiva. Muitas delas já começaram a se utilizar dos serviços de transmissão pela internet, como modo de se adaptar às mudanças na tecnologia. O avanço da internet móvel também contribui para o processo, permitindo que as pessoas utilizem serviços de streaming em tablets e smartphones.

Aos poucos o serviço de televisão vai se tornando, cada vez mais, entretenimento para as pessoas mais velhas, enquanto os jovens buscam na internet seus programas.

Fontes:
Washington Post-The ESPN streaming deal and how TV is becoming entertainment for old people

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *