Campeonato Rondoniense 2022: GUIA COMPLETO, TABELAS, TIMES E REGULAMENTO

A Federação de Futebol do Estado de Rondônia (FFER), após a reunião realizada em novembro com os representantes dos clubes da Série A do Campeonato Rondoniense, definiu que a competição de 2022 começará no dia 19 de fevereiro. No encontro, os responsáveis também discutiram os detalhes do regulamento e a fórmula de disputa do Estadual de 2022.

De acordo com o calendário da CBF, o Campeonato Rondoniense 2022 deveria ser realizado entre os dias 26 de janeiro até, no máximo, 03 de abril. Porém, ainda existe a possibilidade de o campeonato começar mais cedo, dia 15 ou 16 de janeiro para algumas federações.

Já a Série D, competição que também conta com a participação rondoniense, está prevista para se iniciar dia 17 de abril e ir até 25 de setembro, sendo compostas por 24 datas. 

Já se sabe que o primeiro turno será disputado em jogos de ida e volta e o time que conseguir o maior número de pontos será o campeão. Os quatro times mais bem colocados na primeira fase avançarão para as semifinais que contarão com jogos de ida e volta. 

Os melhores times realizarão a final do segundo turno em jogos de ida e volta. Os vencedores do primeiro e segundo turnos realizarão a decisão do campeonato também em jogos de ida e volta. Contudo, a final poderá ser descartada se o campeão dos dois turnos for o mesmo time.

Decisão conjunta

De acordo com o presidente da FFER, Heitor Costa, os clubes decidiram de forma democrática e conjunta sobre o melhor formato de disputa para campeonato. “A atuação dos presidentes dos clubes deve ser ressaltada pela forma como conduziram a reunião de hoje com pensamento em seus próprios clubes”, concluiu Costa. 

Outra questão discutida na reunião foi em relação as vagas disponibilizadas para o estado em torneios nacionais. Uma boa notícia é que o campeão do torneio garantirá vagas na Copa do Brasil, Copa Verde e Série D do Campeonato Brasileiro. O vice-campeão, por sua vez, ficará com uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro.

O presidente da FFER, Heitor Costa, também informou ainda que a entidade ficará responsável por arcar com todas as despesas de pagamentos das taxas de arbitragem do Campeonato Rondoniense Série A 2022. É importante lembrar que esse auxílio só abrange as despesas referentes às taxas de arbitragem. 

Entretanto, a entidade contribui com os clubes há tempos, realizando isenção de diversas com o registro de atletas, além de interferir a favor de transferências de jogadores oriundos de outros estados, sempre que possível.

No final da reunião entre os representantes dos clubes e a Federação de Futebol do Estado de Rondônia, foram sorteados os duelos da primeira rodada do Campeonato Rondoniense 2022, sendo eles:

  • Real Ariquemes x Genus
  • Porto Velho x Pimentense
  • União Cacoalense x Rondoniense

Futebol Rondoniense

O Campeonato Estadual de Rondônia de 2021 foi composto por oito clubes, que foram divididos em dois grupos de quatro. A competição teve início em 24 de abril e terminou em 14 de julho.

O atual campeão Rondoniense é o Porto Velho e o vice-campeão é o Real Ariquemes. Os dois times rebaixados foram o Genus e o Ji-Paraná. A locomotiva foi classificada para a Copa do Brasil e a Série D 2022.

Caso seja mantida a segunda vaga de Rondônia para a Copa Verde, o time também terá espaço nessa competição.  Já o Furacão do Vale do Jamari ficou com a pré-Série D e com a Copa Verde. 

Em 2022, o Genus volta à elite estadual, bem como o Pimentense. Essas duas equipes asseguraram a vaga por terem sido os únicos que se inscreverem para a segunda divisão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *