Dia de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes tem 72 eventos programados na cidade – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – prefeitura.rio – O CIDADÃO RJ

Campanha de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes – Thiago Lara / Prefeitura do Rio

Nesta quarta-feira (18/05), Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) realizam 72 eventos em vários pontos da cidade.

Às 9h, as secretarias de Assistência Social e Turismo darão início a uma campanha de sensibilização da rede hoteleira carioca, no Rio Othon, em Copacabana. A intenção é que a mensagem chegue a 120 hotéis associados ao Sindicato de Hotéis e Meios de Hospedagem do Município do Rio de Janeiro (HotéisRio).

Às 11h, diante do portão principal da Prefeitura, serão aplicados adesivos perfurados da campanha em 25 veículos vinculados ao aplicativo Taxi.Rio e distribuídas mensagens para 1,2 milhão de usuários do serviço.

Às 14h, será a estreia dos curtas-metragens “Sapucaí” e “Te Vi na TV”, realizados no lançamento da campanha, há um mês, no Carnaval. Cem crianças e adolescentes assistirão aos filmes no Teatro Miguel Falabella, no Norte Shopping.

Às 17h30, os cineastas mirins do abrigo Paulo Freire subirão o Cristo Redentor para, aos seus pés, estender a faixa de dez metros da campanha. Às 20 horas, o Cristo será iluminado na cor símbolo do Maio Laranja.

De acordo com estudos feitos pelo CMDCA, baseados em dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, no Estado do Rio a taxa de vitimização (índice das tentativas e dos atos consumados) por estupro ou estupro de vulnerável de crianças e adolescentes de zero a 19 anos foi de 58,6% em 2017 e de 83,4% em 2020.

 

– Proteger nossas crianças e adolescentes é uma responsabilidade de toda a sociedade. Essas situações têm que ser denunciadas. A Assistência Social tem uma rede de CREAS, CRAS, CMDCA e conselhos tutelares, para encaminhar os casos e oferecer os cuidados necessários – disse Maria Domingas, secretária municipal de Assistência Social.

 

Adolescentes da URS (Unidade de Reinserção Social) Paulo Freire fizeram os curtas no Sambódromo. Eles integram o time do Inclui Rio, projeto da SMAS que forma cineastas e outros especialistas em artes cinematográficas que vivem ou viveram em abrigos da Prefeitura, em parceria com a ABC Cursos de Cinema e a RioFilme. O coordenador desse projeto é o cineasta Pedro Dannemann. Os curtas também serão disponibilizados na plataforma digital do projeto: .

SERVIÇO:

*Campanha de sensibilização da rede hoteleira do Rio para combater a exploração sexual de crianças e adolescentes na cidade. 9h – Rio Othon Hotel – Avenida Atlântica 3.264, Copacabana

*Adesivação de veículos da Táxi.Rio com perfurados da campanha e distribuição de 1,2 milhão de mensagens. 11h – Portão principal da Prefeitura do Rio Rua Afonso Cavalcanti 455, Cidade Nova

*Sessão de lançamento dos curtas-metragens do projeto Inclui Rio sobre a campanha de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes 14h – Teatro Miguel Falabella Avenida Dom Helder Câmara 5.332, Norte Shopping, 2º piso

*Adolescentes da URS Paulo Freire estenderão a faixa da campanha aos pés do Cristo Redentor 17h30

* Iluminação do Cristo Redentor com a cor da campanha Maio Laranja 20h

Consulte a programação completa em .

Compartilhe

  • 17 de maio de 2022
  • Notícias

    17 de maio de 2022

    17 de maio de 2022

    17 de maio de 2022

    17 de maio de 2022

    17 de maio de 2022

    Continue Reading

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *