Já faz um certo tempo que a Mercedes-Benz havia circulado a informação de que não fabricaria mais carros com câmbio manual. Pois, agora sabemos que isso vai acontecer a partir de 2023.
Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90
Segundo a publicação alemã Automobilwoche, uma fonte ligada à empresa o adeus da caixa mecânica será gradual. “Com o aumento da eletrificação, vemos que a demanda do cliente está mudando para componentes de mobilidade elétrica, baterias e sistemas de acionamento (parcialmente) elétricos”, disse o interlocutor.
Na Alemanha, país de origem da marca, os únicos modelos que ainda oferecem versões com câmbio manual são os compactos Classe A e Classe B, além do CLA.
Já no Brasil, somente o veículo comercial Sprinter ainda adota esse tipo de transmissão. O furgão Vito também oferecia o mesmo sistema, mas ele está com as vendas paralisadas há alguns anos.
Compartilhe essa matéria via: WhatsAPP Telegram
A estratégia da Mercedes-Benz vai de encontro com a rival BMW, especialmente falando sobre veículos esportivos. Se a AMG não oferece câmbio manual há bastante tempo, a companhia de Munique chegou a ofertar no Brasil o M2 Competion com caixa mecânica de seis marchas em 2020.
No exterior, a BMW ainda oferece opção de três pedais para outros modelos desenvolvidos da Motorsport, como o M3 e o M4.
Continua após a publicidade
Quatro Rodas no YouTube
Peugeot 208 1.0: como anda o hatch com o mesmo motor do Fiat Argo