Jeep Wrangler tomba em teste do Top Safety Pick
Existem alguns estilos de carroceria que tentam vencer o tempo, mas em termos de segurança, o passar dos anos é implacável com algumas propostas mais clássicas, como a do Jeep Wrangler.
O utilitário 4×4 da Stellantis repetiu um feito de 2019 no teste de segurança do Insurance Institute for Highway Safety (IIHS) e não obteve o Top Safety Pick.
Tal como antes da pandemia, o Wrangler de quatro portas (Unlimited) tombou no teste de impacto frontal com 25% de área de contato.
Este teste simula a colisão contra um poste e já provocou danos muito maiores nos fabricantes de veículos do que nos próprios carros avaliados e isso ajudou a salvar quem realmente importa.
Novamente, o Jeep Wrangler 2022 caiu de lado como em 2019, num replay impressionante, mas com um bom intervalo de tempo.
No impacto, que arrancou a roda dianteira esquerda, assim como para-lama e parte da frente, o Wrangler foi projetado de lado, tombando rapidamente.
Ainda que as rodas do lado direito se mantenham inicialmente no chão, note que a força da colisão joga o veículo também na vertical e numa fração de segundo, ele fica suspenso no ar, de lado, antes de deslizar no chão.
Diante disso, o teste do Wrangler acabou por aí, com a IIHS classificando o resultado como “marginal”, visto não haver como avaliar as lesões em outros ocupantes.
Entretanto, o IIHS considerou que o tombamento apresenta riscos de lesões nos ocupantes e até de ejeção para fora do veículo.
Neste último, o instituto que confere o prêmio Top Safety Pick, considerou que o Wrangler tem portas removíveis, assim como o teto, no caso do teste.
Segundo o instituto das seguradoras americanas para segurança nas estradas, desde o teste de 2019, a agora Stellantis trabalha para resolver o problema.
Num teste da geração anterior, o Wrangler teve classificação “boa” e num teste de 2015, ele não capotou.
Jeep Wrangler 2022
Jeep Wrangler 2019
Jeep Wrangler 2015