Novo Lexus RX está mais ousado e abandona V6 para ficar mais rápido | Quatro Rodas

A Lexus foi a pioneira no segmento de SUVs de luxo, com o primeiro RX, de 1998. Hoje, 24 anos depois, o modelo chega a sua quinta geração e aposta em uma repaginada visual e no novo trem de força híbrido para voltar aos tempos onde era um dos favoritos do mercado americano.

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

O tradicional design dos Lexus ainda se faz presente. Mas a dianteira está menos “bicuda” e a grade dianteira está diferente, menor, mais vertical e com elementos em forma de diamante. Quanto aos faróis, estão menos estreitos e têm assinaturas em forma de L.

Na traseira, as lanternas agora são interligadas, como no Lexus UX, e o logo da marca deu lugar ao nome “Lexus”. O para-choque permanece discreto e minimalista.

Lexus RX 2023 raseira A principal novidade na traseira são as lanternas interligadas Divulgação/Lexus

Uma nova geração pede uma nova plataforma. O RX 2023 é feito sobre a GA-K, a mesma dos Lexus ES e NX. De acordo com a montadora, a nova estrutura é mais rígida e traz um centro de gravidade mais baixo. Ela também ajuda a diminuir o peso, tendo uma redução de cerca de quase 90 kg na comparação com a geração anterior.

A nova plataforma também favorece os passageiros, que ganharam um espacinho a mais para as pernas. Isso porque o SUV agora tem entre-eixos de 2,85 m, ganhando 6 cm ao reduzir o balanço traseiro. Mesmo assim, o RX permanece com os 4,89 m de comprimento.

Lexus RX 2023 tres quartos de costas A traseira ficou mais curta para que a distância entre-eixos ficasse maior na mesma proporção Divulgação/Lexus

Novas motorizações

Para renovar a linha, o Lexus RX tem três novas motorizações, sendo duas delas híbridas. O RX 350, versão mais simples e única puramente a combustão, substitui o motor V6 3.5 por um quatro cilindros de 2.4. A mudança reduziu a potência da versão de entrada em 20 cv, chegando a 279 cv. Por outro lado, ela oferece 43,8 kgfm, quase 7 kgfm a mais de torque que o RX 450 que ele substitui.

Lexus RX 2023 Premium A nova dianteira tem um design mais vertical se comparado com o modelo anterior Divulgação/Lexus

O aumento na força pode ser visto na aceleração. Segundo a marca, essa configuração do Lexus RX chega aos 96 km/h em 7,2 segundos (com tração AWD), sendo 0,7 s mais rápido que a geração passada. O câmbio é automático de oito marchas, sendo o único com opção de tração dianteira ou integral.

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.

Por ser a única variante não eletrificada, ela também é a menos econômica. Seu consumo em regime combinado, de acordo com a montadora, é de apenas 10,2 km/l.

Lexus RX 2023 frontal estrada O RX 350h, embora seja menos potente que o seu antecessor 450h, tem um tempo de aceleração 0,4 s menor, segundo a montadora Divulgação/Lexus

Acima dela está o RX 350h, a mais econômica entre as três versões apresentadas. Ela vêm com um motor é um 2.5 aspirado que tem o auxílio de um sistema híbrido leve de quarta geração, que ajuda o SUV a fazer 14 km/l.

Lexus RX 2023 por do sol A suspensão traseira multilink tem novo design, que segundo a Lexus “facilita a entrada / deslocamento da suspensão mais consistente durante a aceleração, desaceleração e momentos de direção” Divulgação/Lexus

Continua após a publicidade

Nesse caso, o desempenho foi sacrificado em prol do consumo. O 350h é o que tem os menores números de potência e desempenho da linha. São 249 cv e 32,2 kgfm, com um tempo de 0 a 96 km/h de 7,4 s, como informado pela Lexus. O câmbio é CVT e a tração é unicamente AWD.

Lexus RX 2023 visto de cima – Divulgação/Lexus

Por último, a versão plug-in e voltada para a esportividade. O RX 500h F Sport Performance, tem o mesmo motor 2.4 turbo da versão de entrada, porém ele recebe auxílio de um motor elétrico traseiro de “alta performance e rápida aceleração”.

O resultado disso são 379 cv de potência combinada, além de 56 kgfm de força, que é distribuída pelo sistema de transmissão DIRECT4, o mais avançado da Lexus até agora. O câmbio é automático com seis marchas.

Porém, em regime misto, ele é menos econômico que a variante intermediária, com consumo médio de 11 km/l. Quanto ao desempenho, o RX 500h F SPORT Performance tem tempo de 0 a 96 km/h de 5,9 s.

Lexus RX 2023 grase detalhe A grade nas versões de entrada tem design diferente da topo de linha Divulgação/Lexus

Essa versão recebe alguns upgrades, como para-choque, grade e rodas de 21’’ esportivas, além de pinças de freio de seis pistões opostos. O interior também fica mais estiloso com os assentos F SPORT, volante e interior com acabamento em couro perfurado, portas com acabamento em camurça, pedais de alumínio e borboletas para troca de marchas.

A marca ainda divulgou que vai lançar uma segunda variante plug-in, a 450h+. Porém ainda não está pronta para falar sobre ela. O que se especula é que ela copie o trem de força do NX 450h+, que tem motor 2.5 e outros três elétricos. No NX, essa configuração gera 306 cv e 60 km de autonomia elétrica.

Compartilhe essa matéria via:

Interior e tecnologia

Um SUV de luxo que se preze tem que trazer um interior bonito e tecnológico. Para isso, a Lexus apostou trazendo o que eles tem de mais novo, como a nova Lexus Interface, que a marca afirma ser mais avançada que a versão anterior.

Lexus RX 2023 painel interior Segundo a marca, o interior foi pensado para focar no motorista Divulgação/Lexus

Embora não tenha dado muitas explicações sobre o sistema, sabe-se que ele tem navegação em nuvem, atualizações OTA (over the air) e pode ser controlado pela voz. A tela touchscreen padrão, possivelmente, terá 9,8’’, enquanto uma maior de 14’’ é oferecida como opcional, assim como um teto solar panorâmico.

Lexus RX 2023 bancos – Divulgação/Lexus

No mais, o RX tem portas que abrem sozinhas, luzes multicoloridas que acendem para dar boas-vindas ao motorista, e alavanca de câmbio minimalista. O SUV será oferecido em seis níveis de acabamento, são eles: Standard, Premium, Premium+, Luxury, F Sport Handling, e F Sport Performance.

Para garantir a segurança, o RX 2023 virá por padrão com o Lexus Safety System+ 3.0, que tem detector de pedestres e motocicletas com novo suporte de interseção, controle de cruzeiro adaptativo por radar com gerenciamento de velocidade em curvas, assistente de estacionamento frontal, traseiro e balizas, além de assistente de direção com alerta de permanência em faixa.

Lexus RX 2023 interior – Divulgação/Lexus

O Lexus RX 2023 ainda não tem uma data ou valor definido para o lançamento. No Brasil, sua quarta geração está a venda, mas não há informações se ela será substituída pela próxima ainda em 2022.

Continua após a publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *