O nome causa um pouco de confusão, mas a nova geração do Honda HR-V para os Estados Unidos acaba de ser lançada. O SUV médio é baseado na 11ª geração do Civic e chegará em 2023 ao Brasil, com o provável nome de Honda ZR-V. Isso porque o atual HR-V brasileiro seguirá existindo, como um modelo menor e cuja nova geração será lançada nas próximas semanas.
O futuro (e provável) Honda ZR-V brasileiro chega às lojas americanas em três versões com direito a opção de tração integral. Os preços vão de US$ 23.650 (LX FWD) a US$ 28.950 (EX-L AWD).
A aparência do modelo já era conhecida há alguns dias, mas as imagens de lançamento reforçam sua completa diferença em relação ao HR-V que chegará no Brasil em 2023. O HR-V americano tem traseira que até lembra as lanternas do novo City, que compartilha partes da carroceria com o novo utilitário.
Motor e transmissão
Independentemente da versão, o novo HR-V utiliza motor 2.0 aspirado DOHC, i-VTEC, que rende 160 cv e 19,7 kgfm. Não são números emocionantes, mas futuros proprietários poderão se defender, dizendo que este motor é o mesmo das versões de entrada do novo Civic.
Também é mais potente do o atual 1.8 do antigo HR-V brasileiro (139 cv), mas menos do que o 1.5 turbo (173 cv) das versões de topo — que, pós-reestilização, será mantido junto ao 1.5 aspirado do City no modelo nacional.
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A Honda acredita tanto que seus consumidores buscam economia que até a Acura, divisão esportiva da japonesa, vem adotando a transmissão CVT em seus modelos esportivos. Com o ZR-V não seria diferente: a transmissão variável é de série mas, segundo o fabricante, houve ajuste para não sacrificar muita emoção ao volante. O câmbio permite diferentes modos de condução, incluindo um para pisos escorregadios que, nas versões AWD, mandam mais torque ao eixo traseiro.
Tamanho generoso
Cerca de 1 cm maior que o novo Honda City sedã, o SUV médio lançado também é maior de entre-eixos — 2,65 m, frente a 2,61 m do novo HR-V nacional.
O painel é o mesmo do novo Civic, com enfoque tecnológico apenas no essencial. Tanto a sobriedade nas telas quanto o painel com saídas de ar disfarçadas pela grelha cromada podem agradar clientes mais discretos. A jornada também será agradável, diz a Honda, graças à largura ampliada da segunda fileira e assentos que prometem reduzir a fadiga e cansaço dos ocupantes.
Aproveitando a plataforma do Civic, o Honda HR-V americano tem suspensão traseira independente, com geometria inédita e componentes de baixa fricção. Junto aos ajustes de eletrônicos e da coluna de direção, a nova geometria busca promover mais estabilidade em linha reta.
Segurança
A nova plataforma do utilitário incorpora novas medidas de proteção, que incluem desenho que dissipa energia de colisões. Os airbags dianteiros têm inédito desenho, que envolve a cabeça dos ocupantes em formato análogo ao de um capacete.
Além de bolsas para os joelhos e laterais do carro, o modelo utiliza seu conjunto de sensores para verificar o ambiente ao redor, oferecendo automação de nível 2 contra perigos ativos e passivos.
Futuro
O novo SUV da Honda virá importado dos próprios Estados Unidos, assim como o Honda Accord atual. Ainda que o motor 2.0 seja a única opção dos americanos, a versão chinesa, em suas fotos de divulgação, sugere o uso do motor 1.5 turbo. Também há planos para uma versão híbrida — essa sim, descartada ao Brasil.
Segundo a montadora, o novo SUV chegará ao Brasil em 2023, ainda que seu nome siga indefinido. A opção ZR-V, entretanto, segue especulada e já teve seu registro obtido pela filial brasileira da marca.