A obra de Leonardo Da Vinci, La Gioconda (também conhecida como Mona Lisa), exposta no Museu do Louvre, em Paris, . Novas imagens mostram, por outro ângulo, um visitante atirando uma torta no quadro.
No momento do ato, a pessoa responsável pelo ataque estava em uma cadeira de rodas e usava uma peruca. Turistas que estavam no local afirmam que o autor do ataque foi rapidamente contido e expulso, informou o jornal espanhol El País.
Relacionadas
As novas imagens, que viralizaram nas redes sociais, mostram a pessoa correndo em direção ao quadro para o ataque. Ela também segurava uma rosa vermelho no momento em que foi contida pelos seguranças do local.
Hay gente muy enferma?
— Fer (@FerVeneppon)
O Museu do Louvre, em nota divulgada pela CNN, explicou que a obra, protegida por uma placa de cristal, não foi danificada.
“Um visitante simulou uma deficiência para usar uma cadeira de rodas e se aproximar da obra, instalada em uma vitrine segura. O Louvre aplicou seus procedimentos habituais para pessoas com mobilidade reduzida, permitindo-lhes admirar esta grande obra de arte”, comunicou o museu.
A CNN informou que um homem de 36 anos foi o responsável pelo ataque. Ele foi preso e levado para uma enfermaria psiquiátrica na sede da polícia, segundo a promotoria de Paris.
Uma investigação foi aberta pela promotoria local por “tentativa de danificar um bem cultural”. O Louvre apresentou uma queixa após o ocorrido.