Dacia: Novo Duster 2024 adotará motorização híbrida

O Novo Dacia Duster aparecerá em 2024 com a plataforma modular CMF-B e com algo mais, a propulsão híbrida.

Conhecido atualmente pelo código P1310, o Novo Duster 2024 diferirá das duas gerações anteriores por partir do zero em estilo e plataforma.

Tendo linhas inspiradas no conceito Bigster, o Duster de terceira geração será mais atlético e deverá corrigir alguns detalhes de projeto, como espaço no banco traseiro e melhor arranjo do porta-malas.

Enaltecendo a robustez e o baixo custo, o Novo Duster 2024 sofrerá a pressão das regras ambientais na Europa e haverá um corte importante na emissão de CO2.

Para isso, o SUV da marca romena terá de assumir uma propulsão híbrida de fato e não micro-híbrida, dado seu porte e peso.

Outro problema para o próximo Duster será a tração 4×4. Na Europa, muitos fabricantes estão desistindo de aplicar dinheiro no sistema que entrega força nas quatro rodas.

O custo alto do pacote, mais a eletrificação, tornará o Duster mais caro que o desejável e a Dacia está preocupada com isso.

Diferente de outros players do segmento B de SUVs, o Duster 4×4 é um produto essencial para muitos mercados da Europa.

Na França, ele é sempre visto em regiões montanhosas e em áreas rurais, onde a capacidade no fora de estrada o coloca como opção mais acessível para muitos.

A Dacia disse que está fazendo as contas, mas comentou que a “equação é complicada”.

Fontes da Renault teriam revelado que o Duster 2024 terá mesmo tração 4×4, mas o sistema não terá mais redução mecânica e sim elétrica.

A solução teria sido a instalação de um motor elétrico no eixo traseiro, eliminando assim o eixo cardã e o diferencial de acoplamento.

No caso da propulsão, o uso do motor 1.6 SCe com um elétrico acoplado à transmissão de variação contínua.

O motor 1.2 TCe de 130 ou 140 cavalos chegará mais tarde, enquanto o diesel 1.5 dCi sairá de cena.

[Fonte: L’Argus]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.