A história da Torre Eiffel: o símbolo de Paris

Não tem como falar sobre Paris, sem falar sobre ela: a Torre Eiffel, o verdadeiro símbolo da Cidade Luz e um dos pontos turísticos mais importantes de um dos melhores destinos, não só da Europa, mas de todo o mundo.

Adquiriu passagem aérea Paris? Então certamente você não pode deixar a cidade antes de conhecer a famosa Torre. Por esse motivo, separamos tudo o que você precisa saber sobre a história desse belíssimo ponto turístico, confira a seguir:

Como a Torre Eiffel foi construída?

Em 1889 ocorreu a Exposição Universal de Paris, o grande objetivo do evento era a realização de uma competição entre arquitetos e engenheiros, que deveriam construir algo que representasse os 100 anos da Revolução Francesa — marco importante para o país.

Gustave Eiffel teve a ideia da torre — por esse motivo, ela recebeu o nome Eiffel — e a construção demorou cerca de dois anos para ser concluída, com um custo de mais ou menos 8 milhões de francos para o governo francês.

Foram necessários 200 funcionários e uma divisão de três etapas para que a torre fosse construída. O primeiro andar foi finalizado em abril de 1888, a segunda parte ficou pronta em agosto do mesmo ano e a finalização da obra, com o topo da torre, ocorreu no ano da exposição.

Protesto dos Artistas

A princípio, a ideia era que a torre permanecesse exposta por cerca de 20 anos. No entanto, diversos artistas queriam que ela fosse desmontada após a Exposição Universal de Paris.

Isso porque, eles a consideravam muito grande, desproporcional e alegavam que ela ameaçava a estética da cidade. Uma carta que levava o nome de Protesto dos Artistas contra a Torre do Sr. Eiffel foi publicada e a principal justificativa dos artistas, era que a torre não combinava com a elegância e sofisticação da cidade.

Entretanto, com as guerras mundiais, as autoridades passaram a encarar a torre como uma forma de estratégia para a comunicação entre os militares.

A Torre Eiffel ficou e hoje em dia é o verdadeiro símbolo das viagens para Paris, além de ser um dos pontos turísticos mais visitados de todo o mundo. Portanto, não deixe de incluir uma visita à torre em seu pacote de viagem.

Curiosidades importantes sobre a torre

Antes de comprar suas passagens aéreas para a França, que tal conhecer um pouco mais sobre o símbolo de Paris? Confira a seguir 5 curiosidades:

  1. A Torre Eiffel tem 324 metros de altura e possui três níveis;
  2. No verão a torre fica 15 cm mais alta. Isso porque, o ferro — material utilizado na construção — dilata.
  3. Até o ano de 1930, a Torre Eiffel era a estrutura mais alta do mundo;
  4. A Torre Eiffel possui cerca de 20 mil lâmpadas. Tradicionalmente, a iluminação é dourada, mas ela é modificada de acordo com a mensagem que a França deseja passar para o mundo;
  5. A torre é o monumento pago mais visitado do mundo e recebe cerca de 7 milhões de visitantes anualmente.

Dicas de como economizar na viagem para Paris

Conheça a Torre Eiffel e muitos outros pontos turísticos de Paris economizando, para isso, algumas dicas podem ser muito importantes, como:

  • Tenha calma e muita paciência no momento da compra das passagens aéreas;
  • Procure as passagens com grande antecedência;
  • Verifique voos de diferentes companhias aéreas, para escolher a que atende suas necessidades;
  • Invista em um pacote viagem, com passagens aéreas e hospedagem em hotéis;
  • Alugar carro pode ser uma maneira de visitar os pontos turísticos com tranquilidade, segurança e muita economia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *