O que é um logotipo e quais são os passos para criar um?

Um logotipo é um componente essencial de qualquer organização.

O que tem absolutamente qualquer empresa moderna? Muitos diriam que ela tem um diretor, uma identidade corporativa, uma equipe de profissionais e muito mais. Na verdade, um importante elemento unificador de muitas organizações é um logotipo.

Um logotipo, desenho corporativo ou logotipo é um elemento gráfico que tem muitas funções importantes. Estes incluem o seguinte:

 

Distintivo. Permite identificar uma empresa de outra. Se o logotipo tiver sido registrado, nenhuma organização poderá mais utilizá-lo em um caso pessoal. Caso contrário, você poderá ser acusado de plágio;

Impressionante. É ela que pode aumentar a capacidade de reconhecimento de um nome de marca. Também gera um impacto emocional;

Estética. Sua função é formar uma opinião sobre a empresa;

Promocional. Aumenta o conhecimento da marca.

 

Para uma pessoa comum, uma marca é apenas um pequeno símbolo composto de texto e símbolos. Para o comerciante, é um sinal complexo, onde cada componente carrega seu próprio papel específico. Em particular, ela desempenha um papel em termos de tonalidades e conteúdo.

 

Os emblemas vêm em três variedades:

Simbólico;

Textual;

Misturado ou combinado.

 

A característica distintiva dos logotipos simbólicos é a ausência de qualquer texto, inclusive números. Eles são símbolos puramente visuais. Eles podem ser muito diferentes – ornamentos, linhas, animais, plantas e muito mais.

 

Quanto aos textuais, tudo está claro a partir do nome. Um logotipo é baseado em texto e números. Ao mesmo tempo, elas podem estar em diferentes cores e fontes.

A sinalização combinada da empresa pode incluir tanto texto quanto símbolos.

Independentemente do tipo de logotipo, cada um deles forma instantaneamente uma imagem de uma determinada empresa ou marca em sua mente.

 

Como fazer um logotipo on-line

 

Há duas maneiras de se conseguir um logotipo. A primeira é a aplicação em um estúdio especializado em seu desenvolvimento. Esta opção é conveniente porque sobre o elemento gráfico trabalharão profissionais que levarão em conta todas as exigências e identidade corporativa da organização. Mas este método exigirá certos custos corporativos. Se você quiser evitar gastos financeiros, então crie um logotipo online, usando o gerador de logotipo Turbologo. É uma ferramenta de software fácil de aprender que produzirá um resultado de qualidade.

 

Ao criar seu logotipo, é importante lembrar que ele deve ser memorável, reconhecível e, ao mesmo tempo, capacitivo. Primeiro, decidir sobre um esquema de cores. Se a empresa opera em um campo como o de fast food, seu logotipo deve dar prioridade às cores vermelha e amarela. Para organizações especializadas na produção de produtos farmacêuticos, as tonalidades roxa e azul são mais adequadas.

A decisão terá que ser tomada sobre a forma do logotipo. Pode ser curvo, em forma de anel, curvo, quadrado, triangular e muito mais. O anel simboliza determinação e força, o triângulo simboliza força e conhecimento e o quadrado simboliza estabilidade e permanência.

 

Conclusão

 

Um bom logotipo aumentará as vendas e o reconhecimento da marca. Mas para que seja assim, é importante projetá-lo de acordo com todos os requisitos para ele. Certifique-se, além disso, de que não se pareça com as marcas de outras organizações.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *