Ícone do site OPINIÃO E NOTÍCIA

Libertadores em 2023 pode trazer conquista inédita para o futebol brasileiro

Credito: https://unsplash.com/pt-br/fotografias/2QwMsZ1TIdI

 

A Copa Libertadores é a maior competição de clubes da América do Sul e em suas mais de seis décadas de história, diversos clubes gigantes e jogadores espetaculares levantaram o desejado troféu. 

A edição de 2023 terá sua primeira fase (a chamada Pré-Libertadores, apesar de tecnicamente não se tratar de uma parte anterior e sim integrante da competição) em fevereiro e a grande final será no dia 11 de novembro.

No Sportsbet.io o torneio continental terá grande destaque, com odds para todas as partidas, múltiplos mercados em cada jogo e também apostas futuras, como quem será o campeão do torneio. E se depender dos últimos anos, quem apostar em um brasileiro terá grandes chances de ganhar.

As últimas quatro conquistas foram de brasileiros, divididas entre Palmeiras (2020 e 2021) e Flamengo (2019 e 2022) e não só isso, três das quatro finais foram entre times nacionais, com os vices Santos, Flamengo e Athletico sendo acompanhados pelo River Plate, que perdeu para o rubro-negro carioca.

Essa sequência vencedora igualou as quatro conquistas consecutivas entre 2010 e 2013, que foram mais democráticas: o Internacional ganhou o bi, o Santos ganhou o tri e Corinthians e Atlético-MG foram finalmente campeões sul-americanos.

Antes disso os brasileiros tinham emendado uma sequência de três títulos em 1997, 1998 e 1999 com Cruzeiro, Vasco e Palmeiras respectivamente e depois disso só bicampeonatos. 

Ou seja, caso um time brasileiro vença a Libertadores neste ano, será a primeira vez que teremos cinco títulos seguidos em uma competição que tradicionalmente é carne de pescoço, mas com a superioridade econômica e técnica dos clubes brasileiros, se tornou quase uma extensão do Brasileirão.

Os candidatos 

São vários clubes brasileiros que vão lutar para manter essa sequência e também gritar é campeão no dia 11 de novembro. 

O Atlético-MG é o primeiro time que irá estrear na Copa, buscando o troféu que levou para casa em 2023. O time de Hulk e Eduardo Coudet estreia contra o Carabobo da Venezuela em jogo de ida e volta. O Fortaleza também volta à Libertadores pelo segundo ano seguido e pega o Deportivo Maldonado, também fora o primeiro jogo e no Castelão o segundo.

Ambas as equipes vão ter que superar a segunda fase e também a terceira antes de entrar na fase de grupos.

O Flamengo como campeão da Libertadores entra diretamente na fase de grupos, assim como o campeão brasileiro Palmeiras e mais quatro times que ficaram na ponta da tabela do Brasileirão: Internacional, Fluminense, Corinthians e Athletico.

Desses todos, apenas Fluminense e Athletico não conseguiram seu título continental. O Flu bateu na trave em 2008, em uma final incrível decidida apenas nos pênaltis contra a LDU de Quito. Já o Athletico tenta se recuperar do baque de perder a final de 2022 para o Flamengo. Antes já tinha perdido uma decisão para o São Paulo, em 2005.

Será que teremos alguma surpresa, com uma odd bem alta na Sportsbet, como campeã da Libertadores, ou Palmeiras e Flamengo, grandes favoritos, vão se tornar o primeiro tetracampeão brasileiro? 

Sair da versão mobile