Campeões mundiais de LOL: conheça todos os vencedores até hoje

Com sua primeira edição sediada em 2011, veja todas as equipes que já levaram o troféu pra casa

O League of Legends, popular jogo desenvolvido pela Riot Games e lançado em 2009, desde 2011 conta com um campeonato para coroar os campeões mundiais de lol (abreviação que os jogadores usam para se referir ao jogo). O torneio é realizado anualmente, em diferentes sedes ao redor do mundo, movimentando diversos torcedores, atletas de e-sports, patrocinadores e aposta online.

Neste texto vamos te mostrar quem são as equipes que conquistaram o topo do mundo na modalidade desde então. Conhecer o passado e os times que são favoritos históricos do jogo podem te ajudar a apostar em LOL na Betfair com mais confiança e chances de ganhar. Os vencedores se concentram entre Coreia do Sul, China e suas regiões e Europa. Vamos a lista:

Foto: (11333328/Pixabay)

2011 – Fnatic

A primeira edição foi realizada na cidade de Jönköping, na Suécia e teve como campeã a Fnatic. O time é uma organização sediada em Londres, mas que joga sob a bandeira Europeia. Além do LOL, eles tem divisões em diversos outros e-sports, como Valorant, Counter-Strike, FIFA e Dota. Na final eles bateram os também europeus do “against All authority”.

A estreia do mundial de LOL contou com oito participantes, sendo três europeias, três dos Estados Unidos, uma da Filipinas e outra de Singapura. O torneio ainda estava engatinhando comparado ao que se tornaria no futuro. O prêmio, por exemplo, foi de 100 mil dólares, muito menor que os seguintes. Até hoje, esse foi o único campeonato com um campeão não asiático.

2012 – Taipei Assassins

O segundo campeonato já começou a tomar uma proporção muito maior. A premiação para a equipe vencedora saltou para 5 milhões de dólares no total ( 1 milhão para o vencedor) e contou com doze participantes. Os vencedores foram o Taipei Assassins, de Taiwan, que venceram os coreanos do Azubu Frost, na primeira de muitas finais asiáticas que se sucederam.

A temporada foi disputada em Los Angeles, na Califórnia, reunindo um público de cerca de 10 mil pessoas presencialmente e oito milhões de espectadores ao redor do mundo durante o campeonato – a finalíssima teve um pico de 1 milhão de espectadores.

2013 – SK Telecom T1

Novamente disputado na Califórnia, marcou a primeira conquista coreana na competição ( o país é o que possui mais títulos, com sete, e também maior número de diferentes campeões mundiais de LOL, com quatro equipes diferentes tendo levantado a taça). O SK Telecom T1 triunfou na final sobre os chineses do Royal Club.

2014 – Samsung Galaxy White

Pela primeira vez na história, o mundial foi sediado na Ásia, e novamente contou com uma final entre equipes do continente. As sedes foram espalhadas em três países: Taiwan, Cingapura e Seoul, que recebeu a final, assistida em streaming por 27 milhões de espectadores. Os coreanos do Samsung Galaxy White foram campeões ao bater o Star Horn Royal Club, da China.

Esta edição marcou a estreia de uma equipe brasileira competindo, a KaBuM! e-Sports, que acabou caindo logo na primeira fase.

2015 – SK Telecom T1 (segundo título)

Disputado entre França, Reino Unido, Bélgica e Alemanha, a quinta edição do mundial coroou o primeiro bicampeão. O SK Telecom repetiu a dose de dois anos antes após uma final totalmente coreana contra o KOO Tigers. Esse ano contou novamente com uma equipe brasileira competindo, a paiN Gaming, que não avançou para o mata-mata.

2016 – SK Telecom T1 (terceiro título)

O mundial voltou aos Estados Unidos e para as mãos da SK Telecom T1, que novamente se sagraram campeões contra um time conterrâneo, dessa vez o Samsung Galaxy. A INTZ e-Sports representou o Brasil nessa edição, que contou com um prêmio total de 6,7 milhões (40% disso para o vencedor). A final foi vista por 43 milhões de espectadores, confirmando o crescimento.

2017 – Samsung Galaxy (segundo título)

Apesar do nome ligeiramente diferente do que em 2014, a conquista marcou o bicampeonato do Samsung Galaxy, a segunda equipe a repetir a dose entre os campeões de LOL. A final contra os atuais campeões, SK Telecom T1, marcou uma época de dinastia entre as equipes coreanas. O Brasil foi representado pela Team oNe Esports e as disputas foram sediadas na China.

2018 – Invictus Gaming

Se no ano anterior os coreanos comemoraram em solo chinês, em 2018 foi a vez do troco, com a Invictus Gaming se consagrando campeã na Coreia. A final marcou a volta dos europeus da Fnatic para o jogo decisivo, mas terminou com festa chinesa, em uma partida assistida por mais de 200 milhões de telespectadores.

2019 – FunPlus Phoenix

Mais uma vez um título chines, agora do FunPlus Phonix, sobre um europeu na final (G2 Esports). O torneio foi realizado em três cidades-sede: as capitais europeias Madri, Berlim e Paris, que recebeu a final. Foi também a estreia da equipe brasileira do Flamengo eSports no mundial.

2020 – Damwon Gaming

Após bater a equipe da casa, os chineses do Suning, na final, a Damwon Gaming tornou- se a terceira equipe diferente a levar o caneco sob a bandeira sul-coreana. O campeonato ocorreu em uma bolha de isolamento em Shangai, por conta da pandemia de Covid-19 que se alastrava. Sem fãs presentes, 46 milhões acompanharam a final por streaming.

2021 – Edward Gaming

Novamente realizado sem público, em uma bolha desta vez sediada na Islândia, o torneio acabou com mais uma vitória chinesa, desta vez a Edward Gaming, que vendeu os sul-coreanos da DWG KIA na final. Os brasileiros do RED Canids representaram o país e a final bateu o recorde de 73,8 milhões de espectadores.

2022 – DRX

O público voltou a estar presente no mundial, realizado no México e Estados Unidos, para acompanhar a vitória da DRX, quarta equipe sul-coreana a entrar no hall de campeões mundiais de LOL, após baterem a T1 na finalíssima. A LOUD foi a equipe brasileira que esteve presente nesta edição.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *