Ícone do site OPINIÃO E NOTÍCIA

O que esperar do setor da contabilidade ainda em 2023

Entra ano, sai ano e as mudanças acontecem precisamente, independente do setor do qual você faça parte. A contabilidade é uma das profissões mais antigas do mundo, ou seja, para chegar ao patamar que se encontra hoje, muitas novidades aconteceram. E vem mais!

Existem algumas tendências que poderão afetar tanto o setor de contabilidade online, como o tradicional.

As leis fiscais e contábeis estão sempre sujeitas a mudanças. Em 2023, novas regulamentações, que já estão em vigor, afetaram diretamente as empresas e o profissional contador. Confira mais novidades que estão por vir.

 

 

1. Novas obrigações do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial)

 

Algumas mudanças na área tributária previstas para o segundo semestre afetarão ainda mais a forma como as empresas gerenciam suas finanças e como os contadores realizam suas atividades. É o exemplo das Novas obrigações do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) que foram adiadas para Julho de 2023

 

 

2. Reforma do IR

 

Desde 2015, a tabela do Imposto de Renda (IR) não passa por mudanças significativas. Essa é uma pauta que deve ser debatida no segundo semestre deste ano, conforme divulgado pelo Governo Federal.

 

3. Ampliação do uso da IA

 

A automação dos processos contábeis já vem sendo uma tendência crescente nos últimos anos. O uso de softwares de contabilidade e a automação reduzem a possibilidade de erros e melhoram a eficiência dos processos dentro dos escritórios de contabilidade. Contudo, vale destacar os resultados do estudo da Brigham Young University (BYU), nos Estados Unidos.

De acordo com a pesquisa, os contadores humanos ainda superam o ChatGPT, uma ferramenta de inteligência artificial que promete substituir muitas profissões, nos exames de contabilidade. Por isso, na área de tecnologia, acredita-se que os algoritmos e a própria Inteligência Artificial  otimizem o tempo dos profissionais para que os mesmos possam se dedicar a atividades mais estratégicas. Cada vez mais veremos recursos precisos para classificação automática de  transações financeiras, identificação de padrões suspeitos entre outros.

 

 

4. Novos modelos de negócio

 

A demanda crescente por questões e soluções financeiras personalizadas trouxe como resultado novos modelos de negócio. A prestação de serviços de contabilidade de forma mais ampliada, como a consultoria financeira, por exemplo, é uma das principais áreas que vêm sendo explorada e deve ganhar espaço no segundo semestre..

 

5.Novo Limite de faturamento MEI

Acredita-se que essa pauta também fique para o segundo semestre de 2023. A expectativa é que o limite de faturamento do MEI passe de R$ 88 mil para R$ 144 mil. Além disso, se o projeto de lei for aprovado, nesse novo formato o MEI teria a possibilidade de contratar até 2 funcionários.

Acompanhar as novidades da área contábil pode te ajudar a descobrir novas oportunidades e a identificar  se é a hora de trocar de contabilidade e buscar um serviço de qualidade superior. Fique atento!

 

 

Sair da versão mobile