A temporada 2023-24 da Premier League inglesa está em andamento, com quatro partidas sendo disputadas antes do primeiro intervalo internacional da campanha. Isso significa que o carrossel gerencial pode recomeçar a qualquer momento, com os técnicos sendo demitidos com muito mais regularidade no futebol moderno.
Na última temporada, houve um número recorde de técnicos demitidos em um único ano, com 15 chefes da primeira divisão demitidos ao longo da campanha. Chelsea, Leeds United, Southampton e Tottenham Hotspur foram alguns dos maiores infratores, já que suas respectivas diretorias não acionaram o gatilho uma, mas duas vezes.
Historicamente, a temporada de demissões começou por volta de novembro. No entanto, Scott Parker foi demitido pelo Bournemouth depois de apenas quatro jogos na temporada passada, Thomas Tuchel foi demitido pelo Chelsea em setembro, Bruno Lage (Wolves) e Steven Gerrard (Aston Villa) em outubro, antes de Ralph Hasenhuttl (Southampton) ser demitido em novembro.
As pausas internacionais são um período comum para a demissão de treinadores e, embora todos os 20 tenham sobrevivido à recente paralisação, talvez não tenham a mesma sorte na próxima vez em outubro. Dito isso, vamos dar uma olhada em alguns dos treinadores que podem estar na linha de tiro se o desempenho de sua equipe não melhorar.
Sean Dyche
Sean Dyche substituiu Frank Lampard em janeiro, mas ainda não conseguiu mudar a sorte do Everton e parece que isso não vai acontecer tão cedo. Os Toffees evitaram por pouco o rebaixamento pela segunda temporada consecutiva, e essa casa de aposta coloca o Everton entre os favoritos ao descenso mais uma vez.
O time de Merseyside teve o pior início de temporada de toda a sua história, perdendo os três primeiros jogos da liga sem marcar um gol sequer, e Dyche deve estar andando em uma corda bamba no Goodison Park.
Paul Heckingbottom
Como um time recém-promovido da Championship, não se esperava nada do Sheffield United nesta temporada. Na verdade, o time foi fortemente cotado para ser rebaixado de volta para a segunda divisão do futebol inglês para aqueles que procuram uma esporte bet.
No entanto, o baixo nível de expectativa não significa que o técnico Paul Heckingbottom esteja imune a ser demitido. O Blades também perdeu seus três primeiros jogos da temporada antes de conquistar seu primeiro ponto com um empate em 2 a 2 em casa com o Everton.
Rob Edwards
Outro técnico recém-promovido que pode correr o risco de ser demitido, Rob Edwards foi o cérebro por trás do retorno de conto de fadas do Luton Town à primeira divisão na última temporada – levando os Hatters a uma vitória na repescagem sobre o Coventry City, tornando-se o primeiro time a passar da National League para a Premier League.
Mais uma vez, não se esperava nada do Luton nesta temporada, e alguns analistas até sugeriram que a equipe de Bedfordshire teria sorte se conseguisse superar o recorde de 12 pontos do Derby, o mais baixo da história. Três derrotas em outros tantos jogos deixam o time em segundo lugar e o Luton não tem muitos pontos positivos a que se agarrar nesse momento. No entanto, algumas pessoas ainda podem considerar injusta a demissão de Edwards, considerando o que ele conseguiu.