Informativo de abril – Esporte Clube Pinheiros
GRATIDÃO
A gratidão é um movimento, uma ação que exercemos e construímos de pouquinho em pouquinho, um dia de cada vez, ao assumirmos uma postura mais resiliente diante da vida. Aprendendo a agradecer mais e com sinceridade, traçamos um caminho de maior satisfação e percebemos que, na maioria das vezes, a nossa forma de olhar e sentir uma situação é capaz de transformar não só o que está à nossa volta, mas também aquilo que trazemos por dentro, refletindo na forma como nos relacionamos com o mundo.
É importante ter em mente que a gratidão pode ser uma escolha feita por nós todos os dias. E que não tem nada a ver com o conformismo ou com uma forma fantasiosa de ver o mundo. Podemos sempre convidar nosso coração a manifestar o sentimento de agradecer por coisas essenciais, que muitas vezes enxergamos como algo banal do cotidiano. O fato de estarmos vivos, termos um teto, um trabalho e pessoas com a quais compartilhamos nossa existência, já é um enorme motivo para sermos gratos, ainda mais nos dias de hoje. Começar com esses pequenos agradecimentos pode ser um bom caminho para introduzir esse costume na rotina. Esse movimento de ser uma coisa interior, e não uma exposição em mídias sociais, como vemos acontecer na atualidade.
Além disso, vale também pensar no quanto a gratidão traz outros benefícios para nós. Ajuda, por exemplo, a melhorar a autoestima e dá força à nossa capacidade de sermos mais empáticos.
Segundo a médica e psicoterapeuta Cristiane Marino, a gratidão está diretamente relacionada à nossa saúde física e mental, e que sabendo dos seus efeitos positivos é mais fácil trazê-la para a nossa vida e fazer dela um hábito tão natural quanto escovar os dentes, por exemplo. Revela também que alguns estudos mostram como a gratidão vai além do lado emocional e age em nosso organismo, aumentando as defesas do corpo, a imunidade e harmonizando nosso sistema nervoso. Ela dá o exemplo de um experimento em que alguns voluntários participaram de diversas atividades capazes de estimular esse lado mais grato. Como uma meditação diária, envolvendo um exercício pessoal de gratidão. Depois de algumas semanas vivenciando esse universo e agradecendo por coisas básicas do dia a dia, ficou comprovado que essas pessoas desenvolveram capacidades anti-inflamatórias significativas e duradouras. Também ficou claro que o sentimento de gratidão é capaz de afetar, de forma positiva, as funções corporais que não controlamos, equilibrando nosso sistema nervoso, mudando nosso padrão respiratório e alterando a frequência cardíaca. Ela também revela estudos sobre a saúde mental que mostram, que quando você experimenta um sentimento de gratidão, são ativadas áreas cerebrais que estimulam a produção de mais substâncias relacionadas ao bem-estar.
É certo também que tendemos a repetir e manter em nossas vidas os costumes que nos trazem essas boas sensações. Já aprendemos a importância de ter por perto tudo aquilo que nos ajuda e
nos transforma em pessoas melhores. Por isso, quando experimentamos os benefícios da gratidão, vamos nos afeiçoando mais a ela e incluindo sua presença em nossas ações cotidianas. Mas não é só isso: aprendemos ainda a ser tocados pelos gestos de agradecimento do outro, o que é muito bom para nós. O simples fato de receber, de amigos ou desconhecidos, um agradecimento; ou de presenciar esse movimento de dar e receber entre outras pessoas, desperta em nós uma alegria.
Ao expressar a gratidão em nossas relações, sejam elas afetivas, entre amigos ou desconhecidos, nós também mudamos o outro, além de nós mesmos. Ainda que sejam transformações pequenas, quase imperceptíveis, a soma delas é capaz de promover grandes revoluções internas e externas.
O ato de exercitar essa gratidão está diretamente relacionado a um outro exercício: a forma de olhar e de enxergar as coisas ao nosso redor. Podemos ver tudo da mesma forma todos os dias, colocando uma porção de obstáculos na frente, ou podemos transformar o nosso foco e nossa percepção sobre as coisas, sem abandonar nosso senso de realidade.
Segundo a terapeuta Fernanda Lisboa, ser grato é estarmos presentes, vivendo e sentindo o momento, satisfeitos com nossos processos evolutivos. Nos alienar da vida real e fechar os olhos diante do horror não faz com ele deixe de existir ou de nos afetar. Podemos ser gratos por conseguir manter a calma em uma situação de estresse, mas não podemos fingir que ela não existiu. Tudo depende da forma como vemos e absorvemos cada situação. Quando exercitamos a gratidão, passamos a ter uma lente diferente para ver os acontecimentos em nossa vida e ao nosso redor. E assim, conseguimos ser gratos mesmo em situações difíceis.
Quando temos consciência do que está acontecendo, conseguimos vislumbrar saídas positivas para os problemas que são reais. Assim, conseguimos lidar com o mundo e enxergar nossas potencialidades e nos tornamos mais seguros, o que traz mais leveza e gratidão. Precisamos agradecer todos os dias, não só por algo ou para alguém, mas por nosso esforço contínuo de compreender o mundo e existir da melhor forma possível nesse universo, e em especial pelas nossas crianças que alegram nossos corações e nossas vidas.
Para transformar a gratidão em uma prática diária, podemos colocar bilhetinhos no espelho, o banheiro, na porta do nosso quarto ou da nossa classe, com pequenas palavras de gratidão. Também vale criar um diário de gratidão, no qual podemos anotar tudo pelo que somos gratos no final de cada dia. Mas o mais importante é que esse movimento parta primeiro do coração e seja realizado de uma forma verdadeira, compreendendo nossas limitações e nossas evoluções.
Assim, pouco a pouco, perceberemos que sermos gratos pode ser mais real do que imaginamos. Tudo é uma questão de aprendizado, compreensão e tempo. Pelo que você é grato hoje? Eu por estar escrevendo esse texto que marca minha eterna gratidão pela história que eu e minha mãe escrevemos no Jardim de Infância Tia Lucy. E por todas as professoras que por aqui passaram, deixando sua marca de amor e carinho por nossas crianças.
- Podemos também criar o hábito de colar bilhetinhos de gratidão nos espaços da nossa escola… portas das classes, janelas, painel azul do pátio… onde quiserem! Também podem me enviar um texto reflexivo sobre a gratidão ou vir até a minha sala conversar!
Rumo aos 80 anos…
Com alegria, esperança e gratidão a todas as famílias que passaram por nossa escola – Regina abril/2025
PROJETO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DAS PROFESSORAS
- Grupos de formação – leitura e discussão de textos; discussão de casos de alunos; orientação de projetos pela Coordenação Pedagógica e Direção
- Proposta de Projeto Formativo para 2025
A Diálogos é uma empresa que cura, fomenta, produz e fornece propostas para a educação continuada, em redes, escolas e para educadores, tendo várias frentes de ação que se integram.
Assessoria Diálogos: Em um tempo de tantas incertezas e mudanças na Educação, ao menos uma convicção torna-se cada vez mais clara, como mostra o português Antônio Nóvoa: o educador estará no centro do processo de transformação da escola. Para isso, terá de atuar de forma colaborativa, tecer redes de conhecimento, compartilhar práticas, em comunidades vivas de aprendizagem. É a partir dessa convicção que atua a Diálogos, há mais de uma década assessorando escolas e redes de ensino.
Para esse projeto formativo de 2025 elaboramos, a partir da escuta da equipe gestora, encontros que tratam de assuntos atuais e importantes para a formação dos professores, organizados em três blocos.
- Planificação solidária – o encontro entre a escuta das crianças e as intencionalidades do professor;
- Literatura e livros informativos – mais do que a roda de histórias, a potência dos livros para a construção da imaginação e do conhecimento;
- Valorização da diversidade cultural – experiências estéticas para um olhar de respeito e encantamento pelas diversas culturas.
Intencionalidades:
- Gerar um movimento de reflexão da equipe em relação aos temas e a prática
- para o 1º bloco – sensibilizar os professores para a importância de promover o encontro entre a escuta das crianças e as intencionalidades do professor. Discutir os desafios dessa abordagem e ferramentas que podem colaborar para a planificação solidária.
- Para o 2º bloco – discutir a força dos livros literários e ilustrados para o aprofundamento das investigações das crianças. Refletir sobre a potência desse material para a aprendizagem inventiva, para a criação singular e não apenas para a apropriação de conteúdos.
- Para o 3º bloco – discutir a importância da diversidade cultural e o perigo da história única a partir da estética (semiótica cultural)
AGENDA DE ABRIL
17 – Comemoração interna da Páscoa
18 – Feriado
21 – Feriado
25 – Aniversários do mês
*seguirão circulares
AGENDA DE MAIO (sujeita a alterações)
01 – Feriado
02 – Recesso10
10 – Sábado letivo – Dia das Mães
23 – Aniversários do mês
31 – Festa dos 80 anos do Jardim de Infância tia Lucy
REGINA DELDUQUE
Diretora – Orientadora
RENATA MARTINS COSTA
Coordenadora Pedagógica
ANTÔNIO CARLOS FOSCHINI
Diretor Cultural