BOLETIM – Nova Estação de Monitoramento da Qualidade do Ar operada pelo IMA está em funcionamento em Florianópolis

A primeira estação automática de monitoramento da qualidade do ar em Florianópolis, operada pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina, já está em funcionamento e teve investimento de R$ 700 mil.

Ela foi implantada pelo Governo do Estado de Santa Catarina em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e tem como objetivo fornecer dados precisos e atualizados sobre a qualidade do ar na região.

Os dados gerados pela estação já estão sendo disponibilizados e podem ser conferidos por todos os cidadãos em plataforma específica no site ima.sc.gov.br.

Para a presidente em exercício do IMA, Carolina Ferreira Domingues, o equipamento vai gerar dados confiáveis sobre a qualidade do ar na região:

SONORA

As informações serão fundamentais para a construção de políticas públicas na área, como explica o gerente de Resíduos e Qualidade Ambiental do IMA, Fábio Castagna da Silva:

SONORA

O reitor da UFSC, Irineu Manoel de Souza, ressalta a importância social da iniciativa do Governo do Estado:

SONORA

Agora, quatro estações estão em pleno funcionamento no estado: três na região Sul, sendo duas em Tubarão e uma em Capivari de Baixo, e a estação em Florianópolis.

Outra estação está em fase de implantação, no município de Joinville.

Repórter: Marcos Lampert