Agência Minas Gerais | Parcerias e tecnologia ampliam acesso e qualidade dos serviços públicos em Minas Gerais
Por meio da política estadual de transformação digital, parcerias entre instituições do Estado e a Companhia de Tecnologia da Informação de Minas Gerais (Prodemge) colocam o cidadão como centro de um propósito: facilitar e ampliar o acesso a serviços públicos de qualidade em todas as áreas.
Um dos exemplos vem do sistema que agiliza e facilita a gestão de processos na administração pública, o ProBPMS, desenvolvido pela companhia com apoio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e parceria com a Secretaria de Casa Civil (SCC).
Superintendente central de Governança Eletrônica da Seplag, Fabrício Salum descreve a ferramenta utilizada pelo Governo de Minas.
“A ideia é disponibilizá-la para órgãos e entidades que, com o mínimo de esforço e codificação, poderão rapidamente tramitar ações de forma ágil, simples e eficiente”.
Tais características levaram o ProBPMS a ser reconhecido pela chamada internacional Boas Práticas em Inovação Pública 2025, categoria Inovação em Escala. A cerimônia de apresentação será em Santiago (Chile), nos dias 3 e 4/7.
Impacto positivo
Entrega de sucesso, a facilitação da emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) é resultado da parceria entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e a Seplag.
Hoje, mais de 42 mil pessoas, em 803 municípios, já utilizam a Ciptea para garantir o acesso facilitado e humanizado a áreas como saúde, educação e assistência social.
Bárbara Azevedo afirma que a carteirinha é de grande auxílio para ela e o filho, de 5 anos. “Ele é autista, e essa carteirinha ajuda a comunicar nossa realidade para o mundo. A Ciptea explica as comorbidades que ele tem, e que podem afetar as pessoas. Eu sou muito grata a ela”, comenta.
Katariny Esteves, mãe de Clara, reforça que a Ciptea garante acesso prioritário a serviços essenciais. “Fica muito mais fácil identificar a necessidade da minha filha durante um atendimento médico, por exemplo”, enfatiza.
Secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Alê Portela destaca o impacto positivo da carteira e da tecnologia a favor dos serviços públicos.
“A Ciptea é uma conquista importante para a população autista, pois garante não apenas o atendimento prioritário, como mais dignidade e autonomia às pessoas com TEA e suas famílias. O uso da tecnologia na emissão do documento é um grande aliado da inclusão, pois amplia o acesso, reduz burocracias e contribui para uma política pública mais eficiente e acolhedora”, ressalta a secretária.
Superintendente de Planejamento, Controle e Qualidade da Prodemge, Augusto Zadra cita a Ciptea como exemplo da automação de processos centrados no cidadão. E lista avanços do ProBPMS, como:
• Redução do tempo médio de tramitação do processo;
• Eliminação de etapas com formulários inteligentes e validação automática de dados;
• Monitoramento de solicitações em tempo real, aumentando a transparência;
• Ampliação da capilaridade do serviço digital para todo o estado.
Benefícios
Ainda de acordo com Zadra, parcerias entre a Prodemge e instituições estaduais têm sido essenciais para estruturar uma política consistente de modernização e automatização de processos.
“De forma geral, essa cooperação possibilita a entrega de serviços mais eficientes, transparentes e integrados à população. Reduz a burocracia, racionaliza recursos e promove a transformação digital”.
Leia mais sobre ProBPMS neste link, e saiba como acessar a Ciptea aqui.