Ícone do site OPINIÃO E NOTÍCIA

Novo sistema de alerta de desastres tem teste agendado em quatro cidades da Paraíba

A ferramenta Defesa Civil Alerta, do Governo Federal, será testada em quatro municípios da Paraíba no próximo dia 14 de junho. O sistema envia alertas sobre desastres de grande proporção diretamente aos celulares da população.

Na Paraíba, o teste será realizado às 15h04, na Grande João Pessoa, Alagoa Grande, Itatuba e Coremas, além de outros oito estados do Nordeste. O serviço ficará disponível para uso efetivo a partir do dia 18 de junho.

Durante o teste, os moradores receberão a seguinte mensagem: “ALERTA EXTREMO – Defesa Civil: ALERTA DE DEMONSTRAÇÃO do novo sistema de alerta de emergência no estado. Mais informações, consulte o site do Defesa Civil Alerta”.

Segundo a diretora da Defesa Civil da Paraíba, Márcia Andrade, a mensagem vai informar que se trata apenas de uma simulação e que não há necessidade de qualquer ação da população.

“Quando efetivamente for utilizado, vai ter sempre um direcionamento para que a população se abrigue. Essa ferramenta só vai ser utilizada em casos de iminência de eventos extremos e severos”, explicou a diretora da Defesa Civil da Paraíba, Márcia Andra

Como funciona o Defesa Civil Alerta?

O Defesa Civil Alerta utiliza tecnologia de telefonia celular para enviar mensagens diretamente aos aparelhos móveis. Não é necessário cadastro prévio ou indicação de CEP. Em situações extremas, o alerta pode ser acompanhado de um sinal sonoro, mesmo que o celular esteja no modo silencioso.

O sistema prevê dois níveis de alerta:

  • Extremo: risco grave à vida ou à propriedade, exigindo ações imediatas da população.
  • Severo: situações de risco que permitem mais tempo de reação.

A ferramenta é compatível com celulares lançados a partir de 2020 e será recebida por todas as pessoas presentes nas áreas de risco.

Sair da versão mobile