A Secretaria de Estado da Saúde iniciou nesta terça, 1° de julho, uma capacitação voltada aos agentes da Polícia Rodoviária Federal de todo o Brasil.
Trata-se do Curso de Habilitação em Atendimento Pré-Hospitalar que visa qualificar 41 policiais para atuarem de forma mais eficiente e segura em urgências e emergências.
O curso inclui preparação para grandes eventos como as reuniões do BRICS, um dos maiores fóruns de cooperação internacional – e a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30).
O programa combina teoria e prática com foco no atendimento emergencial incluindo resgate veicular e terrestre, salvamento aquático e em altura, suporte básico de vida e combate a incêndios.
O superintendente de Urgência e Emergência da Secretaria de Estado da Saúde, Marcos Fonseca, explica como funciona a capacitação:
SONORA
Para aliar o treinamento à realidade dos socorros emergenciais, os alunos também irão realizar 24 horas de estágios nas ambulâncias do Samu e 12 horas de estágio na emergência do Hospital Regional de São José.
Repórter: Marcos Lampert