Mãe é levada por filho para 1º dia de aula na UFPB após mais de 20 anos sem estudar
Mãe de dois filhos, Gracilene Gonçalves, de 39 anos, realizou o sonho de voltar a estudar após 21 anos sem frequentar uma sala de aula. Além de emocionante, o retorno aos estudos foi simbólico: ela foi levada para o primeiro dia como estudante na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) pelo filho mais velho, por quem parou de estudar em 2004 para que pudesse se dedicar à criação dele.
“Voltar aos estudos foi um sonho que sempre esteve comigo, o qual parecia distante, mas não impossível”, confidenciou Gracilene.
Guillermy Douglas, de 21 anos, filho de Gracilene, conta que o ato de registrar o vídeo do momento em que deixava a mãe para o primeiro dia na universidade veio acompanhado de um grande sentimento de gratificação.
“Muito gratificante, porque ela parou de estudar por minha causa e eu mesmo quem levei ela de volta pra estudar”, disse Guillermy.
Em seu perfil no Instagram, Guillermy, que trabalha como auxiliar de mecânico em uma oficina de carros, escreveu uma memória da infância:
“Primeiro dia de aula da minha mãe na universidade, fiz igual fazia comigo no tempo da escola, um beijinho na testa”, escreveu na legenda da publicação que fez no Instagram, com a música “Tempo Perdido”, da banda Legião Urbana, tocando ao fundo.
Mãe e filho fizeram curso preparatório para Enem juntos
Gracilene revela que a primeira vez em que pisou em uma sala de aula depois de ter se tornado mãe foi ao lado do filho, em 2022, quando os dois entraram na mesma turma de um curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
“Parei de estudar em 2004. De lá para cá, meu contato com os estudos foi em 2022, quando me inscrevi junto com Guillermy em um cursinho pré Enem gratuito oferecido aqui pela universidade, no qual éramos colegas de sala”, conta Gracilene.
Ela conta que começou sem grandes ambições, apenas pela vontade de voltar a estudar e ter a experiência de fazer o Enem, já que nunca teve a oportunidade de prestar vestibular.
“Pra quem estava parada há muito tempo, depois de tantas coisas que mudaram, tive uma nota que até eu mesma me surpreendi. Fiquei na lista de espera e a sensação foi ‘eu tô viva!'”, exclamou. “Fiz o cursinho novamente em 2023 onde também fiquei na lista de espera e em 2024 veio a grande surpresa, a tão sonhada aprovação no Enem”, disse Gracilene.
Aprovada na universidade federal
Recém chegada à vida universitária do curso de Ciências Biológicas na UFPB, Gracilene diz estar aproveitando cada minuto. Apesar da graduação na área de biologia não ter sido um sonho de infância, ela afirma estar se identificando com a formação.
“Não era bem o que eu sonhava em estudar, digamos assim, mas como já ouvi e venho ouvindo de alguns professores: ‘não fui eu quem escolhi a biologia, mas foi a biologia que me escolheu’. E quer saber? Estou amando”, declarou.
Com o sonho de ser aprovada na federal realizado, Gracilene se mostra otimista em relação ao futuro e está orgulhosa de si mesma não só pela sua conquista acadêmica, mas também pela missão que cumpriu como mãe.
“Passar no Enem e ser aprovada na Federal foi sem dúvidas uma das sensações mais incríveis que já pude vivenciar. Estou indo às aulas, mas é como se não tivesse caído a ficha ainda”, disse, entre risadas. “Ver os papéis [de mãe e filho] se inverterem e hoje ele me levar pra aula é a prova do quanto fiz certo. E pode ter certeza que por eles faria tudo novamente. O meu sentimento é de gratidão a Deus, dever cumprido e uma nova missão a ser cumprida”, afirmou.