Quatro disputam eleição à presidência do PT da Paraíba neste domingo (6)
Os filiados ao PT da Paraíba vão às urnas neste domingo (6) para participar da eleição direta para escolha dos novos diretórios da legenda no âmbito nacional, estadual e municipal.
A eleição acontece das 9h às 17h e, segundo o PT, na Paraíba são mais de 60 mil filiados poderão participar do processo.
Para o diretório estadual, quatro nomes estão na disputa: Ari França, Carlinhos Guedes, Cida Ramos e Luizinho.
O escolhido vai comandar a legenda durante o processo de formação de alianças para Eleições 2026. Um dos desafios é administrar o racha insistente entre um grupo que defende a manutenção da aliança com o grupo do governo João Azevêdo (PSB) e outro que prega autonomia para lançar candidatura próprio ao governo e Senado.
Simpático à aliança com João, o atual presidente do PT na Paraíba, Jackson Macêdo, defende que o partido esteja unificado para derrotar a ‘extrema direita’ em 2026. “Será a eleição mais difícil da nossa vida porque nós vamos enfrentar, além de um fascismo, o neofascismo, liderado pelo bolsonarismo aqui no Brasil, vamos enfrentar uma direita conservadora, liderada pelo governador de São Paulo”, disse.
Do outro lado enfrentará resistência da ala ligada ao ex-governador Ricardo Coutinho, que rompeu politicamente com o governador em 2019.
Eleições nos municípios
Além da eleição estadual, haverá processo em 107 diretórios municipais e em 13 comissões provisórias pela Paraíba. Ao todo, 144 chapas municipais estão registradas.
Em João Pessoa, dois nomes concorrem à presidência municipal: Nino Vilar e Feitosa. A votação ocorrerá no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde 13.420 filiados estão aptos a participar.
Em Campina Grande, a disputa tem três candidatos: Alan Gomes, Mauro Plácido Ribeiro e Pedro Netho. O local de votação será o Centro Artístico e Cultural da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), e 5.105 filiados estão aptos para participar da votação.