Campo Grande recebe tratores para fomentar a agricultura familiar – CGNotícias
Investimento federal fortalece a produção rural e beneficia pequenos produtores
Campo Grande foi contemplada nesta sexta-feira (18) com dois dos 14 tratores entregues pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) a municípios de Mato Grosso do Sul. A entrega, realizada na sede da Agraer, representa mais um passo concreto no fortalecimento da agricultura familiar e contou com a presença de diversas autoridades como a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, o governador Eduardo Riedel e o senador Nelsinho Trad (PSD/MS), responsável pela articulação junto ao Governo Federal.
“A mecanização agrícola é crucial para os agricultores, pois aumenta a eficiência, a produtividade e a lucratividade, além de melhorar as condições de trabalho e reduzir custos. A implementação de máquinas e equipamentos agrícolas permite que os agricultores realizem tarefas de forma mais rápida e precisa, otimizando o uso do tempo e dos recursos. A mecanização permite que os agricultores cultivem uma área maior em menos tempo, utilizando menos mão de obra e aumentando a produção” disse a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes.
O investimento, de aproximadamente R$ 2,5 milhões, integra o Programa de Modernização e Apoio à Produção Agrícola (Promaq), voltado a pequenos produtores. Os tratores modelo John Deere 5070E, com 70 cavalos de potência e valor unitário de R$ 185 mil, chegam para ampliar a capacidade de produção rural e melhorar a qualidade de vida de famílias que vivem da terra.
“O agro é uma força viva na nossa economia e precisa de suporte para crescer com sustentabilidade. Essa entrega é uma conquista importante para dar mais autonomia aos pequenos produtores, permitindo que avancem em produtividade, renda e qualidade de vida”, afirma o secretário da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável (Semades), Ademar Silva Jr.
A entrega dos dois equipamentos reforça o trabalho que já vem sendo realizado pela Semades, que tem priorizado políticas públicas voltadas ao desenvolvimento da agricultura familiar, com foco em capacitação, acesso à tecnologia e oportunidades de mercado. Além de Campo Grande, também foram contemplados os municípios de Mundo Novo (2 tratores), Coxim, Dois Irmãos do Buriti, Dourados, Eldorado, Glória de Dourados, Iguatemi, Japorã, Jateí, Rio Brilhante e Vicentina, com um trator cada.
A iniciativa fortalece a estrutura de produção dos pequenos agricultores, contribuindo diretamente para a segurança alimentar, geração de renda no campo e redução das desigualdades regionais.