Programa de investimento abre inscrições para projetos sociais na Paraíba

Foto: Freepik.

Um programa de investimento em projetos sociais desenvolvido pelo grupo de energia EDP abriu uma chamada de inscrições para iniciativas na Paraíba. A previsão é de que a companhia destine até R$ 8,4 milhões para iniciativas sociais, esportivas e de saúde por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, da Lei do Idoso, do Fundo da Criança e do Adolescente.

“São iniciativas sociais, esportivas e de saúde e bem-estar, que refletem o nosso objetivo em contribuir para uma sociedade melhor, mais justa e inclusiva”, afirma Dominic Schmal, um dos diretores da EDP na América do Sul.

Inscrição e processo de avaliação dos projetos sociais

As inscrições para os projetos sociais na Paraíba acontecem durante todo o mês de julho, e vão até o dia 4 de agosto, às 18h. O processo de avaliação e conformidades serão de 5 de agosto a 30 de setembro, e o resultado tem previsão para ser divulgado no dia 4 de dezembro.

O processo de avaliação e seleção inclui etapas como a adequação aos critérios de elegibilidade, avaliação quantitativa e classificação, alinhamento técnico e seleção, e análise documental e de compliance.

Entre os critérios de avaliação dos projetos, além da habilitação nas respectivas leis, estão a localização de atuação, objetivos e entregas, indicadores e metas, impacto social, entre outros fatores. Projetos itinerantes ou que alcancem mais de um estado também serão priorizados.

Quais projetos sociais podem ser inscritos?

Entre os projetos que podem ser inscritos na seleção para receber investimento, estão iniciativas de esporte e saúde, além de atividades voltadas para idosos, crianças e adolescentes que se encaixem nas descrições abaixo:

Projetos de Esporte: projetos que utilizem o esporte como ferramenta educacional e inclusiva, beneficiando crianças e jovens e democratizando o acesso ao esporte para o exercício pleno da cidadania, preferencialmente, com foco nas modalidades surf e corrida.

Projetos para Crianças e Adolescentes: foco deverá ser em educação ambiental, digital e financeira, com o objetivo de complementar e apoiar a educação, impulsionar o empreendedorismo e a geração de renda, e proporcionar arte, cultura e esporte.

Projetos para Idosos: projetos de atenção ao idoso precisam priorizar a saúde e o acolhimento, além de proporcionar acesso à cultura, arte e esporte. As iniciativas também devem buscar qualidade de vida e bem-estar, formação e capacitação e promoção de experiências digitais.

Projetos de Saúde: devem atuem na prevenção e combate ao câncer ou que promovam ações de saúde para pessoas com deficiência.

Quando o resultado será divulgado?

A divulgação do resultado final está prevista para 4 de dezembro, com repasse dos recursos até 30 de dezembro de 2025. Os projetos selecionados terão apoio durante o biênio 2025-2026.